Busca

Num restaurante no centro histórico

terça-feira, 03 de agosto de 2021 às 09:16 - por, redacao.

Princípio de incêndio


Fogo atingiu uma fritadeira e foi apagado com o uso de extintores.


Equipes do Corpo de Bombeiros de São João del Rei/MG foram acionado, na tarde de domingo 1º de agosto, para atender uma ocorrência de incêndio na cozinha de um restaurante no Centro Histórico da cidade. No local, que fica próximo à Igreja do Carmo, uma fritadeira pegou fogo após apresentar problemas elétricos. Funcionários do estabelecimento, conseguiram apagar as chamas com o uso de extintores. Os militares realizaram o resfriamento do ambiente e orientaram sobre como proceder neste tipo de ocasião. Apesar do susto ninguém se feriu.

“Quando chegamos, os funcionários já tinham apagado o fogo com extintores. Nossa equipe retirou a fritadeira da cozinha e a levou para ambiente aberto, uma vez que o óleo ainda estava muito quente, correndo o risco de reignição”.  Informou o Sargento Brighenti, chefe da equipe que atendeu a ocorrência,

Sobre as causas do incêndio, Brighenti afirma que “As pessoas que estavam no local nos informaram que a fritadeira apresentou algum problema elétrico, o que gerou um superaquecimento”. O restaurante ainda não estava em funcionamento no momento do ocorrido.

Bombeiros alertam para os riscos em casos de incêndio envolvendo óleo quente

Ainda segundo os Bombeiros, o emprego de um extintor com a carga adequada foi fundamental para que ninguém se ferisse. “Neste tipo de situação, o ideal é que se use extintor com carga de pó químico seco. Caso alguém tivesse jogado água, o incêndio teria saído do controle e, muito provavelmente, teríamos vítimas feridas”, explica Brighenti. Isso acontece devido a um fenômeno denominado Boil Over, que é quando o Uso de água em incêndios que atingem certos tipos de líquidos gera uma verdadeira explosão. Os militares aconselham que, na ausência de um extintor com carga seca, um pano de prato úmido pode resolver o problema. “O ideal é desligar o fogareiro e, com o uso de um pano úmido, cobrir toda a boca da panela, abafando, deste modo, o fogo. Mesmo assim, o acionamento do Corpo de Bombeiros é necessário para garantir a segurança do local”, conclui o Sargento.