Busca

Cidade de Congonhas vive momentos de pânico

terça-feira, 26 de novembro de 2019 às 08:56 - por, redacao.

Tremor de terra


O abalo chegou a 3,2 na “Escala Richter”. Segundo declaração da CSN- Mineração, a represa de rejeitos, continua sendo monitorada, sem nenhum registro da anormalidade.


Moradores da cidade vizinha de Congonhas/MG viveram na noite de ontem (segunda-feira -26/11), momentos de pânico e terror. Pelo horário das 20h25, um abalo sísmico de 3.2 na Escala Richter, atingiu a cidade. Conforme o Tenente-Coronel, Flávio Godinho, responsável pela Defesa Civil de Minas Gerais, não registrou nenhum dano. O tremor relatado por moradores de Congonhas, também foi sentido até o município de Ouro Preto/MG, assustando moradores de pequenos municípios que cercam a localidade das duas cidades.

Em Congonhas, o tremor ainda foi maior diante das últimas polêmicas envolvendo a gigantesca barragem de rejeitos da empresa Casa de Pedra (CSN Mineração). No instante do fato, moradores ficaram alarmados e relacionaram o fenômeno natural a tragédia nacional, ocorrida no município de Brumadinho/MG. Conforme publicações oficiais do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o epicentro localizado no município de Belo Vale, teve sua intensidade na cidade dos profetas se estendendo um pouco além.  Conforme relatos técnicos, o fenômeno que variou de 3,0 a 3,9 na (Escala Richter), raramente causa danos. Abalos desta magnitude,  são registrados frequentemente, e acontecem cerca de 49.000  vezes por ano.

Pânico Generalizado e uma noite sem dormir

Toda população de Congonhas, passou por momentos de horror ao imaginar a possibilidade de uma tragédia.  Autoridades de segurança local (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil) não registraram vítimas, mas durante toda noite tentaram acalmar o povo que congestionava as linhas telefônicas.  Hoje pela manhã, empresas mineradoras (CSN, Vale e Gerdau) emitiram nota oficial para acalmar a população amedrontada, por viver as tristes emoções de tragédias no Estado. A empresa CSN Mineração, ponto nervoso onde se localiza uma das maiores barragens do país, emitiu Nota Oficial informando que o tremor sentido em Congonhas na noite passada, não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra, e que técnicos especializados, seguem monitorando a situação da empresa.