Busca

PM deverá dar fim aos "rachas" e "pegas" das bicicletas motorizadas

quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022 às 13:44 - por, redacao.

A festa vai acabar


Condutores de ciclomotores estão sujeitos a fiscalização, autuação e podem responder por crime de trânsito.


Bicicletas motorizadas (Foto), já andam no alvo da Polícia Militar em Conselheiro Lafaiete/MG. A cada dia, mais constante a utilização deste veículo na cidade, atualmente as bicicletas motorizadas, tem sido utilizada por uma verdadeira “Gang da irresponsabilidade”.

A ação de alguns menores, têm registrado muita dor de cabeça aos motoristas, nas ruas do bairro São João, Cachoeira e Santa Matilde, incluindo a descida da principal avenida Telesforo Candido de Resende, durante os finais de semana; onde motorista registram, muita das vezes, mais de seis menores de uma só vez, fazendo “rachas” e “pegas”, colocando em risco a vida deles e de outras pessoas.

Recentemente a Polícia Militar tem intensificando ações visando reprimir o uso irregular destes ciclomotores na cidade e observa:

– Bicicletas elétricas devem conter equipamentos como espelhos retrovisores de ambos os lados, farol dianteiro na cor branca ou amarela, lanterna vermelha na parte traseira, velocímetro e buzina, além de pneus que ofereçam condições mínimas de segurança e dispositivo que controla o ruído do motor.

– Para condução destes veículos é necessário ter mais de 18 anos, possuir Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação categoria A. Também é necessário o uso de capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores, além de vestuário protetor. Bicicleta deve conter equipamentos como espelhos retrovisores de ambos os lados, farol dianteiro na cor branca ou amarela, lanterna vermelha na parte traseira, velocímetro e buzina, além de pneus que ofereçam condições mínimas de segurança e dispositivo que controla o ruído do motor.

Infrações de trânsito  

Os condutores de ciclomotores estão sujeitos a fiscalização, autuação e podem responder por crime de trânsito como conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada.  As autoridades de trânsito devem adotar medidas administrativas como a remoção e a realização de teste de dosagem de alcoolemia conforme o caso.

ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotores

– O processo de habilitação para a obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terá início com a abertura do serviço nos CFCs (Centros de Formação de Condutores). A prática de direção veicular deverá ser realizada em veículo de duas rodas classificado como ciclomotor, cuja marca seja homologada pelo DENATRAN. As marcas atualmente homologadas estão elencadas neste link. Caso o seu veículo não esteja nesta lista, consulte maiores informações junto ao Centro de Registro de Veículos (CRVA) do seu município. Observação: os condutores que possuem categoria “A” estão habilitados a dirigir todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Já os habilitados com ACC somente podem dirigir veículos de duas ou três rodas cuja cilindrada não exceda cinquenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda cinquenta quilômetros por hora. O condutor que possui ACC e deseja habilitar-se na categoria “A” ou “B” deverá abrir serviço de Habilitação Complementar e realizar todas as etapas atinentes ao serviço de Primeira Habilitação.

Foto: Divulgação