Busca

Cidade pode ter implantação do “Olho Vivo”

terça-feira, 16 de janeiro de 2018 às 18:09 - por, redacao.

Congonhas


Comando da PM do Estado diz que mudanças visam ao aumento do efetivo e da segurança.


O prefeito Zelinho, a juíza da Comarca de Congonhas, Flávia Generoso de Mattos, o promotor Dr. Vinícius Alcântara Galvão, o secretário municipal de Gestão Urbana, Sandro Cordeiro, e o assessor especial José Pedro Miranda foram recebidos em audiência pelo coronel Helbert Figueiró de Lourdes (Foto), comandante Geral da PM em Minas, na quinta-feira, 11, em Belo Horizonte. O que motivou o encontro foi a necessidade de esclarecimentos sobre a mudança da 9ª Companhia Independente em 37ª Cia Especial, que volta a ser subordinado ao 31º Batalhão, de Conselheiro Lafaiete, já que havia preocupação com possíveis diminuição do efetivo policial e utilização fora de Congonhas da frota da PM na cidade. Mas o Comandante tranquilizou as autoridades congonhenses.

O Coronel Helbert Figueiró explicou que a intenção da mudança é exatamente aumentar o efetivo, direcionando o pessoal do administrativo para o trabalho de rua. A PM está preparando um concurso público com o mesmo propósito. Com relação à frota, o comandante geral da PM em Minas informou que os veículos do Quartel de Congonhas permanecerão na cidade e a serviço dela. A Prefeitura havia doado dois veículos e a Justiça, o Ministério Público e o Conselho Municipal de Segurança Pública, outros três à PM local.

O comandante da PM no Estado afirmou ainda que o major PM Sandro José Tavares, que substituiu o Major Jardel Eduardo, foi escolhido diretamente por ele para desenvolver em Congonhas as atividades necessárias.

O prefeito Zelinho assegura que saiu do encontro satisfeito. “Esperemos agora que os policiais possam ter condições de trabalho para garantir a segurança da nossa cidade. Estamos observando muitos roubos, principalmente porque ficamos perto de uma rodovia que facilita a fuga. O Coronel Helbert Figueiró ficou feliz ao ser informado de que estamos realizando o processo licitatório para implantar em Congonhas o “Olho Vivo”. Este sistema de monitoramento será instalado em todo o patrimônio histórico, no Centro e na entrada da cidade, para inibir a ação de infratores. Temos uma boa relação com a PM. Além disso, investimos em torno de R$ 500 mil reais por ano em segurança pública, para serem utilizados em gasolina, manutenção da frota e outros serviços. Como exemplo, acabamos de asfaltar o pátio do Quartel. Poucas cidades onde tem Comando da PM conseguem estabelecer uma parceria dessas com o Município. Esperamos que esta parceria possa continuar”.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMC /  Secom