Busca

Prefeitura de Congonhas e Polícia Militar

quinta-feira, 15 de novembro de 2018 às 10:33 - por, redacao.

Destaque


Reafirmada parceria para o ano de  2019.


O Governo Municipal e a Polícia Militar iniciam conversas para que seja estabelecido o planejamento da área de segurança pública de 2019. O major PM Sandro José Tavares, comandante da 73ª Cia Especial, solicitou, em reunião com o prefeito Zelinho que o apoio do Município à corporação seja mantido no próximo ano, para o quê recebeu resposta positiva. O militar apresentou ao chefe do Executivo resultados positivos do trabalho intensificado pela PM no início do ano. A Prefeitura prepara o lançamento do programa “Olho Vivo”.

De acordo com Major Tavares, apesar da interiorização do crime, os resultados na área da segurança pública em Congonhas em 2018 se comparam aos de 2012 e 2013. “Toda vez que operações são organizadas, é preciso fazer da forma mais acertada possível. Quando chegamos, havia uma população carcerária de cerca de 180 presos. Atualmente existem mais de 250 presos no Presídio de Congonhas. Ressalto estes números porque a prisão tem de servir para um fim social, que é recuperar essas pessoas. Se elas não conseguem viver em sociedade, precisam ser presas, recuperadas e retornarem ao convívio social”, considera.

Com relação ao 2019, o responsável pela 37ª Cia Especial garante que o planejamento está sendo feito da forma mais adequada possível 2019. “Assim teremos mais sucesso ainda, com mais ideias, perspectivas, mais vontade ainda de servir à comunidade. Para isso rendemos forças com a Prefeitura que é nosso grande escudo para renovar o pedido de apoio. Percebemos que a a aproximação da Polícia Militar do cidadão é um fator essencial neste trabalho. Buscamos na sociedade os homens que servem a corporação, por isso o policial tem a obrigação de interagir com a sociedade. Grande parte do nosso sucesso vem das informações privilegiadas que a comunidade nos passa. A captura de um infrator que está traficando, roubando, por exemplo, é possível graças à bola relação do policial com os moradores da cidade”, assegura.

O militar acredita que o conhecimento do território é outro fator importante para se atingir resultados positivos no dia a dia. “Nossa equipe já trabalhava em Congonhas e eu a ouvi muito para organizar o trabalho. Entendemos as necessidades da comunidade e estamos fazendo a diferença. Atualmente nós, da Polícia Militar, estamos muito mais fortes do que já fomos e temos a ideia de sermos muito mais fortes do que somos agora. Daí buscarmos sempre mais inteligência e recursos. Mostramos à comunidade que a PM existe para contribuir com ela 24 horas por dia”, observa.

Com relação a projetos complementares, Major Tavares lembra que há um efetivo considerado pequeno para o desenvolvimento de muitos projetos ao mesmo tempo, por isso a PM de Congonhas utiliza o princípio da universalidade. “Contamos com policiais militares com conhecimento e formação para atuarem como GEACAR [Grupo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Risco], Patrulha Rural, PPVD [serviço da Patrulha Prevenção a Violência Doméstica], e de outras formas, conforme a necessidade da comunidade”.

Segundo o assessor especial de Governo, que atua na área da segurança pública, José Pedro Miranda, o convênio com a Polícia Militar, que existe há anos, passa por reformulações todos os anos para atender às necessidades da corporação e se adequando à realidade do Município. “Sabemos das dificuldades da Prefeitura com a redução de recursos, mas atendemos à corporação na medida do possível e ela retribui em forma de serviços à população e sendo parceira da Guarda Municipal. O programa “Olho Vivo” [que registrará as imagens das ruas da área central, entrada e saída Sul da cidade e do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, enviando-as imagens para uma central de monitoramento] será implantado pela Prefeitura nos próximos meses e contribuirá consideravelmente para o sucesso da segurança pública em Congonhas”, afirma.

Foto&Texto : Secom / PMC  – A parceria deve novamente ocorrer no ano de 2019