Busca

Visita ao Biocentro Gerdau Geminar

quarta-feira, 16 de Maio de 2018 às 08:07 - por, redacao.

Dia de Cientista


Empresa transforma alunos da rede pública em cientistas por um dia


A Gerdau, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Bentos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu mais uma edição do Dia de Cientista. Alunos das escolas municipais Professora Nilce Moreira (Conselheiro Lafaiete) e Nossa Senhora do Carmo (Ouro Branco), tiveram a oportunidade de conhecer o Biocentro Gerdau Geminar e aprender, de forma teórica e prática, sobre bioindicadores de qualidade da água.

“Foi uma atividade muito proveitosa, que proporcionou aos nossos alunos uma experiência de campo única. Eles puderam analisar, em lupa, amostras que coletaram no rio Ventura Luiz e na represa do Biocentro. Os estudantes aprenderam como utilizar pequenos animais aquáticos para medir a qualidade da água e, ao mesmo tempo, lições de respeito e cuidados com o meio ambiente”, ressalta Shirley Barbosa da Cruz, professora da escola Professora Nilce Moreira.

As atividades aconteceram na área de preservação e conservação construída pela Gerdau, em Ouro Branco, com 48 hectares de vegetação. No local é sediado o programa Geminar, que já atua há 21 anos e está presente em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e distritos de Ouro Preto. “A parceria com a UFMG reforça o compromisso da Gerdau com a preservação ambiental. Desde 2012, com o início do Dia de Cientista, até 2017, o programa beneficiou alunos de 17 escolas da região. Este ano, a previsão é que outras dez instituições de ensino sejam contempladas”, estima Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto com o Instituto Gerdau e a área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano do lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações. Além das visitas técnicas, a iniciativa oferece oportunidades de curso para educadores, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino das regiões onde é realizado.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Foto& Texto: Assessoria de Comunicação Gerdau