Busca

Sete focos de queimadas em apenas 24 horas

domingo, 20 de setembro de 2020 às 16:59 - por, admin.

Em Conselheiro Lafaiete


Em toda região, um crescimento constante nos últimos meses.


Na terça-feira (15/9) Equipes de Bombeiros Militares de Conselheiro Lafaiete registraram sete ocorrências de incêndio em vegetação em vários pontos da cidade. Ao contrário da cidade próxima de Barbacena, praticamente todos os focos foram em bairros da cidade, evidenciando-se uma prática comum feita pelos moradores durante este período.

Segundo o Sargento Eduardo Campos, que chefiou os trabalhos; são incêndios diversos e nos chama atenção que são alguns  em lotes vagos onde as pessoas colocam fogo em lixos para fazer a limpeza do terreno, com a alegação de evitar a proliferação de pragas, porém o prejuízo também é  grande, quando este fogo foge do controle e atinge as residências dos moradores, seus patrimônios e põe em risco sua própria vida!

Os registros ocorreram nos bairros: Jardim Europa, Parque dos Ferroviários, Campo Alegre dos Carijós, Santa Matilde, Recanto da Hípica, Gage e São José. No final da tarde avistava-se facilmente  em diversos pontos da cidade os focos de incêndios que trouxe muito trabalho aos militares.

Somando-se a área destes incêndios, queimadas chegaram a 10 mil m2.

Segundo o Sargento Eduardo, há de se fazer uma ressalva que muitas das vezes, contam com o apoio de alguns moradores que os auxiliam no combate às chamas. ” Algumas pessoas têm consciência e nos ajudam. Chegamos em ocorrências e vemos o cidadão com baldes ou mesmo mangueira de jardins, tentando combater às chamas. Mas penso que esta consciência de cidadão, evitando o incêndio tem que ser de todos!”

OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO VEM AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE.

Somente nos oito primeiros meses deste ano de 2020, o Corpo de Bombeiros já registrou um total de 12.640 ocorrências de incêndio em vegetação dos mais diversos tipos como:  unidades de conservação, áreas de produção agrícola ou de reflorestamento, áreas urbanas e rurais pertencentes à órgãos públicos ou privados, etc.  

O que assusta nesta quantidade são os incêndios em lotes vagos que já atingiram 6.272 ocorrências em todo o Estado. Ou seja, quase 50% das ocorrências. Os números vêm aumentando consideravelmente mês a mês, na mesma proporção em que se aumenta a temperatura e diminui a umidade, ocasionando um alto índice de ocorrências que aumentou quase 150% de maio a agosto, período da estiagem.

A tendência é estes números aumentarem neste mês de setembro, considerado o pico do número de ocorrências de incêndios em vegetação. Somente nesta terça feira, Barbacena e Conselheiro Lafaiete registraram, respectivamente, 10 e 7 ocorrências de incêndios em vegetação, que ameaçou desde plantações, reservas florestais, redes de transmissão de energia elétrica, e principalmente residências.

Números das queimadas no EstadoAcompanhe os registros nos últimos quatro meses:  1.619 casos em maio; 2.270 em junho; 3.522em julho e o crescimento ainda maior, no mês de agosto com 3.889 registros.