Busca

Cidade perde um pouco da sua história

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022 às 12:24 - por, admin.

Em Ouro Preto


Casarão era do estilo colonial, teria sido construído no século século XVIII.


Na manhã de ontem, (13/1), um grande deslizamento colocou abaixo, um casarão histórico do século XVIII e um depósito, onde anos atrás, funcionava um Supermercado. O sinistro foi registrado na praça Cezário Alvim, entre as ruas Pacífico Homem e Diogo de Vasconcelos, em Ouro Preto/MG, cidade localizada a 76 KM de Conselheiro Lafaiete.

Após ser acionado por populares, a Defesa Civil impediu o trânsito na área cerca de 20 minutos antes, graças a ação imediata das autoridades municipais, o deslizamento de terra, somente causou danos materiais; não sendo registrado vítimas no local. Na sequência, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar entre outras autoridades, realizaram analises sobre as condições do acidente.

Morre um pouco da história e do patrimônio local

Parte do conjunto arquitetônico era reconhecido como Patrimônio Mundial, desde 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. A edificação foi inaugurada em 1906 e estava interditada há mais de 10 anos. O Ministério Público de Minas Gerais informou que vai apurar os fatos e responsabilidades sobre o desabamento do prédio histórico.

Autoridades iram investigar o ocorrido

Imediatamente após o caso, a Primeira Promotoria de Justiça de Ouro Preto, instaurou inquérito sobre o imóvel destruído ontem e também sobre o antigo Varejão da Estação. No inquérito, há documentos técnicos produzidos ao longo dos anos, que demonstram o risco geológico de deslizamento, classificando como “muito alta”, a probabilidade da tragédia.

Vídeos

Acompanhe a divulgação pelas redes sociais, de vários vídeos divulgados no momento do acidente. 

Momento do desabamento