Busca

Ave conhecida pela rara beleza no canto caiu ferida em uma casa

domingo, 14 de julho de 2019 às 17:39 - por, redacao.

Linha com cerol


Animal teve uma das asas dilacerada, com fratura exposta pela linha com cerol.


O cerol também fazem vítimas entre os animais silvestres, nesta semana, a mistura fatal de cola e raspa de vidro, feriu gravemente uma ave curicaca. O caso foi registrado em um bairro de Conselheiro Lafaiete/MG. O animal depois de ferido com uma linha de cerol, caiu em uma residência teve uma das asas dilacerada, com fratura exposta pela linha com cerol. Preocupado o morador da casa acionou a Polícia do Meio Ambiente, que resgatou o bicho e encaminhou para tratamento no CCZ da cidade, o bicho passou por uma cirurgia e seu caso inspira maiores cuidados.

curicaca

 (Theristicus caudatus) é uma ave pelecaniforme[1] da família dos tresquiornitídeos que ocorre desde a Colômbia até a região da Terra do Fogo, bem como parte do Brasil. Nos Estados do Sul (RS, SC e PR) essa ave também é chamada de curucaca. Tais aves medem cerca de 69 cm de comprimento e têm cerca de 43 cm de altura, possuindo ainda um bico longo e curvo, pescoço esbranquiçado ou alaranjado, peito alaranjado, dorso cinza-esverdeado e partes inferiores negras, além das pernas avermelhadas. Também são conhecidas pelos nomes de curicaca-comum, curicaca-de-pescoço-branco, curucaca e despertador.

É considerada ave símbolo conforme lei nº 636, de 8 de dezembro de 2005.

Cerol

É sempre importante informar que o uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso. Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais.