Busca

Bombeiros capturam uma cobra de duas cabeças

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021 às 17:17 - por, redacao.

No bairro Santo Agostinho


A “anfisbena” é um réptil que vive cavando tuneis e raramente anda pela superfície.


Na tarde de quarta-feira (11/2), moradores no bairro Santo Antônio, região norooeste de Conselheiro Lafaiete avistaram uma espécie rara de cobra conhecida como “anfisbena”, popularmente denominada “cobra de duas cabecas”. O réptil de 0,80 cm, foi capturado e solto em um habitat natural uma vez que se trata de uma espécie não peçonhenta e baixo potencial de ataque.

Saiba mais

Origem: Wikipédia – Enciclopédia livre.

A anfisbena ou anfisbênia é o nome genérico de répteis escamados popularmente chamados, no Brasil, de cobra-de-duas-cabeças, por ter a cauda arredondada, mais ou menos no mesmo formato da cabeça. Anfisbenas não são os mesmos animais que as cobras-cegas, a começar pelo fato de que estas pertencem à Classe Amphibia. As anfisbenas são répteis, com o corpo dotado de escamas e com cloaca localizada transversalmente em relação ao plano do tronco. Atualmente, a anfisbenia não é classificada nem como lagarto, nem dentro do grupo das serpentes, como já foi anteriormente, mas numa sub-ordem à parte, Amphisbaenia. Também designados como ibicara, ibijara, licranço, mãe-de-saúva e ubijara.

A anfisbena é o único réptil verdadeiramente cavador, ou seja, ela cava seus próprios túneis, utilizando-se de seu crânio bastante duro, em movimentos de um lado para o outro. A anfisbena possui hábitos subterrâneos e é carnívora, alimentando-se de pequenos insetos que penetram em seus túneis, e também, com menos freqüência, caça na superfície. Apesar de ser agressiva e possuir uma forte mordida e dentes afiados, a anfisbena, por não ser uma ofídea, ou seja, não é peçonhenta.

Apesar de serem conhecidas como cobra-cega em alguns lugares, vale ressaltar que não são gimnofionos, já que estes são anfíbios, nem cobras, já que elas pertencem a uma subordem diferente, e nem lagartos ápodes, já que eles pertencem a subordem Sauria.  

Fotos: BMMG / O réptil foi capturado no bairro Santo Agostinho em C. Lafaiete