Busca

Situação análoga à escravidão

terça-feira, 18 de outubro de 2022 às 08:21 - por, redacao.

Numa fazenda da região


Trabalhadores irregulares são localizados próximo da cidade de Barbacena.


Numa ação conjunta com Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho e Agentes da Polícia Civil, fiscalizaram denúncias a favor de trabalhadores em situação de trabalho análogo à escravidão, em conjunto com o delito de trabalho infantil na cidade próxima de Barbacena/MG.

A abordagem ocorreu no distrito rural de ‘Padre Brito’, numa ação em conjunto com diversas autoridades, durante as diligências, os auditores constataram que uma família foi encontrada em situação de extrema vulnerabilidade, em condição de excepcional precariedade, morando em um barraco sem água potável ou janelas para circulação do ar. Equipes do Ministério do Trabalho efetuaram o resgate; mas a família, por não ter para onde ir, preferiu permanecer na fazenda, recebendo pela prefeitura todo apoio social para a retirada deles da situação de miséria em que viviam.

Na apuração, foi também constatado que a família, trabalhava durante todo o ano sem direito às garantias previstas na legislação trabalhista. Menores trabalhavam em situação irregular, no manejo de agrotóxicos. Os responsáveis pela propriedade foram encaminhados ao Ministério do Trabalho para prestarem os devidos esclarecimentos.

Foto: PCMG – Momento da ação das autoridades locais