Busca

Um moderno sistema de segurança pública

domingo, 19 de julho de 2020 às 11:24 - por, redacao.

Segurança Pública em Congonhas


São 28 câmeras, sendo 20 SpeesDome, que são flexíveis e conseguem realizar capturas panorâmicas em 360° horizontais e ajustes verticais de até 180°, além de outras oito câmeras fixas.


São 28 câmeras, sendo 20 SpeesDome, que são flexíveis e conseguem realizar capturas panorâmicas em 360° horizontais e ajustes verticais de até 180°, além de outras oito câmeras fixas.

Uma solenidade que obedeceu às normas de prevenção à Covid-19 lançou, na última semana na cidade dos profetas, 13 de julho, o Sistema de Videopatrulhamento Urbano “Olho Vivo Congonhas”. O objetivo é elevar o níveo de segurança pública, para toda a população, o comércio e o patrimônio histórico. São 28 câmeras, sendo 20 SpeesDome, que são flexíveis e conseguem realizar capturas panorâmicas em 360° horizontais e ajustes verticais de até 180°, além de outras oito câmeras fixas. Alguns destes equipamentos fazem a leitura de placas de veículos. Todas as imagens são enviadas para a sala de monitoramento, instalada na sede da 73ª Companhia da Polícia Militar. Os custos da implantação de todo o sistema ficaram a cargo da Prefeitura, que investiu R$ 1.508.000,00. A empresa responsável pelo monitoramento também foi contratada pelo Município.

Estiveram presentes, além do prefeito Zelinho, o Tenente-Coronel Jardel Eduardo Da Silva, comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, sediado em Conselheiro Lafaiete; o Major da 73ª Companhia da Polícia Militar de Congonhas, Juliano Brandão de Almeida; a Juíza de Direito da Comarca de Congonhas, Dra. Flávia Generoso de Matos; o Promotor de Justiça da Comarca de Congonhas, Dr. Vinícius Alcântara Galvão; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Congonhas, Wilson Dutra, e o diretor/tesoureiro da entidade, Edson Adriano Santos; além de secretários municipais como Sandro Cordeiro (Administração) e José Vicente Santana (Gestão Urbana), o assessor especial de Governo, responsável pela intermediação com órgãos de segurança pública, José Pedro Miranda, entre outros convidados.

O projeto básico foi elaborado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, vinculada à Secretaria de Administração da Prefeitura. Já o executivo e a implantação ficaram a cargo da empresa Optmus Telecom, vencedora do processo licitatório feito pelo Município. Todo o processo foi acompanhado pela Polícia Militar. O sistema segue as mesmas características técnicas do implantado pela corporação do Estado.

Olho na placa

Algumas destas câmeras leem as placas de veículos e transformam os caracteres alfanuméricos em informações que são decodificadas pelo sistema. Estas informações vão para um banco de dados e podem ser utilizadas de imediato ou futuramente. Este sistema de Congonhas é compatível com Sistema Hélios, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, que por meio de um software captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento, onde os dados ficam cadastrados (roubo, furto, clonagem, mandado de prisão, entre outros). A partir do momento em que o veículo suspeito passa pelos locais com videomonitoramento, um sinal de alerta é emitido e indica a localização geográfica e o sentido do deslocamento, o que auxilia no cerco e bloqueio do suspeito. Este sistema da PM também faz o alerta em tempo real de veículos com mandado e documentação irregular. Assim, a PM de Congonhas passará a identificar por meio da placa veículos de todo o território estadual que passarem pela cidade. Dado o alarme, pode ser feita uma busca ativa para prisão ou apreensão.

A sala de monitoramento é equipada com cinco aparelhos televisores, três computadores para gravação e operação de imagens e outro para leitura de placas de veículos, mesa de operação, ar condicionado e  nowbreak.

O prefeito Zelinho lembra que o “Olho Vivo Congonhas” partiu da iniciativa, no início de seu Governo, do Tenente-Coronel, Jardel Eduardo, quando este era Major da PM em Congonhas e que nos mostrou a importância de contar com este sistema de monitoramento na cidade. “Na época, nosso secretário de Administração era também o Sandro Cordeiro, que retornou ao cargo. Então iniciamos os trabalhos com nossa equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação para a escolha de uma empresa de fornecimento e instalação das 28 câmeras e da sala de operações. Com o “Olho Vivo Congonhas”, elevaremos o nível de segurança para toda a população de Congonhas, o que se estenderá ao comércio, já que esta sempre foi uma reivindicação da Associação Comercial e protegeremos melhor nosso rico patrimônio histórico, onde estão as obras de Aleijadinho. Agradecemos à PM por ter aberto um espaço no Quartel para a instalação da sala de monitoramento”, diz.

O Tenente-Coronel Jardel Eduardo, ratifica as palavras do prefeito e lembra que, quando Major da então 9ª Companhia Independente em Congonhas, procurou o prefeito Zelinho, porque possuia informações sobre o compromisso do chefe do Executivo local com o tema segurança pública. “Sabíamos da seriedade e responsabilidade do prefeito e sua equipe com relação à segurança pública de Congonhas. E projetávamos que todo o trabalho culminaria com este resultado que vemos hoje, ao ser entregue a comunidade. O “Olho Vivo” de Congonhas é uma sistema de ponta, que viabiliza o monitoramento remoto de diversos pontos da cidade e que oferece aos órgãos do sistema de defesa social um retorno grande de controle social, fiscalização, monitoramento de pessoas e veículos que transitam pelas ruas do Município. Pela tecnologia, temos ainda a possibilidade de realizar o monitoramento de placas com leitores ópticos instalados em algumas dessas câmeras, para identificação a situação de veículos que entram ou saem do município, automaticamente, gerando uma sinalização dos que estão em situação irregular. Isso só foi possível graças à dedicação do prefeito e o respeito dele pela Polícia Militar”, afirmou.

O Major Juliano agradeceu à Prefeitura pela responsabilidade que demonstra com a segurança pública ao apoiar a Polícia Militar e incrementar o número de ferramentas de que ela já dispõe no dia a dia, como é o caso do “Olho Vivo Congonhas”. “Neste caso, destacamos o belo trabalho dos profissionais da área técnica da Prefeitura, que sempre estiveram com a gente, compartilhando as tomadas de decisões durante a elaboração e implantação do sistema. A empresa responsável pela comercialização e instalação dos equipamentos também atendeu nossas reivindicações quanto ao posicionamento, funcionamento, instruções que nos permitiram conhecer os equipamentos, de forma que possamos fazer bom uso dele. Congonhas sai ganhando pela qualidade do sistema, pela vanguarda a que ele pertence, de última geração e que nos é oferecido pelo prefeito Zelinho e sua equipe. São varas as possibilidades de uso e, na medida em que formos conhecendo o sistema ainda melhor, o sucesso das operações será ainda maior”, comentou.

Para a Juíza da 2ª Vara da Comarca de Congonhas, Dra. Flávia Generoso de Matos, “a cidade agora conta com um sistema completo de segurança, à disposição da Polícia Militar. Este é uma projeto excelente, digno de cidades grandes como Belo Horizonte. Acho que agora a população vai se sentir segura, sendo monitorada 24 horas por dia pela PM. Esta e o prefeito estão de parabéns neste combate à violência em Congonhas”.

A exemplo do prefeito Zelinho, o Promotor de Justiça da Comarca de Congonhas, Dr. Vinícius Alcântara Galvão, ressalta o “patrimônio histórico riquíssimo que possui Congonhas, que abriga grande parte do conjunto escultórico do Aleijadinho. E esta iniciativa é fundamental. Nós temos de trabalhar hoje  com inteligência, otimização, prevenção. Portanto o “Olho Vivo” trará bons frutos para a cidade”.

Fotos e texto: Assessoria de Comunicação Secom – PMC / Câmeras estão espalhadas pela cidade