Busca

Novidade pode chegar às ruas de C. Lafaiete

sábado, 23 de março de 2019 às 14:54 - por, redacao.

“Tuk-tuk”


Vereadores aprovaram projeto de lei favorável à utilização dos veículos


A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete aprovou um “Projeto de Lei” que prevê a regularização do transporte em triciclos automotores em nossa cidade. Com esta inteligente iniciativa do poder legislativo, aumenta as possibilidades de autorização do serviço para utilização do “Tuk-tuk” pelas ruas durante está época de crise. O serviço foi tentado ser implantado no passado, mas, não teve autorização de funcionamento. Agora poderemos sair na frente com esta inteligente iniciativa econômica e segura. Tuk tuk só pode circular com permissão, diz Detran.

Piloto e passageiros dos tuk tuks usam cinto de segurança abdominal. O veículo, que é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem capota e para-brisa e, por isso, dispensa o uso de capacete. No entanto, o cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiros. A carteira de habilitação deve ser na categoria A, a mesma para motocicleta. Em BH, o serviço oferece exibição de vídeos durante a viagem, mostrando pontos turísticos da cidade, e música. “Outra vantagem do tuk tuk é que nós andamos bem devagar. No máximo, a 30km/h”, reforça alguns usuários.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) informou que triciclos emplacados  na capital têm permissão para circular em vias públicas, mas precisam de credenciamento do município para o transporte remunerado de passageiros (Caso atualmente aprovado pelos vereadores de C. Lafaiete). Na capital, são 529 triciclos emplacados pelo Detran-MG, mas apenas para transportar cargas e de uso particular.