Busca

Criança liberada nesta quinta (9/1), graças ao rápido trabalho dos Bombeiros Militares da cidade de Barbacena

quinta-feira, 09 de janeiro de 2020 às 10:07 - por, admin.

Um resgate emocionante


Menina teria se caído na piscina da própria residência.


Na tarde da última terça-feira (7/1) Bombeiros Militares da cidade próxima de Barbacena foram acionados por volta de 13h20 pelo telefone *193 onde uma mãe desesperada gritava com o telefonista (Cabo BM Rogério Reis) que sua filha, uma menina de três anos, estava em seu colo desmaiada, após ter sido retirada da piscina da casa onde ela, havia se afogado. Durante o relato muito nervoso a mãe informou que a criança inconsciente, já estaria com os lábios roxos.

Imediatamente o militar Cabo Reis repassou a mãe orientações de como proceder, dizendo a mesma para ouvir as orientações e repassa-las a um familiar que estava presente para colocar a criança no solo e efetuar pequenas massagens compressivas no peito da mesma e observar se ela voltava respiração normal e se também ela expelisse água de seu peito.

Embora apavorada e apesar de estar grávida, a mãe seguiu todas as orientações repassadas pelo militar juntamente com seus familiares que estavam em casa, procedendo rigidamente, aquilo que era orientado.

Nesse intervalo, o Bombeiro conseguiu também obter o endereço e a localização exata da residência, sendo acionada a equipe da ambulância comandada pelo BM Sargento Celso, Cabo Alex e Cabo Neves componentes da guarnição que em menos de 3 minutos chegaram ao bairro Novo Horizonte e avistaram a criança na garagem da residência, já com vida, sendo amparada no colo de seus familiares.

A eficiência da ação tanto do telefonista, quanto dos familiares que seguiram as orientações repassadas pelos militares, bem como a rapidez da equipe do resgate que chegou ao local, propiciou que a criança fosse recepcionada pelos bombeiros, e embora apresentasse os lábios ainda arroxeados, devido ao tempo em que se afogou na piscina de fibra no interior da casa, com cerca de 1,40 m profundidade, a menina foi salva, mas foi conduzida em caráter de urgência para socorro médico.

A guarnição resgatou a vítima em uma ambulância, ministrando suporte básico de vida com “Oxigenoterapia” (método terapêutico em que se usa o oxigênio para se respirar) e manobras para que a mesma expelisse toda água, vindo ela a ter vômitos. Do bairro Novo Horizonte até o Hospital Santo Casa de Misericórdia foram cerca de 2 minutos de transporte na ambulância de resgate dos Bombeiros onde a mesma deu entrada no – Setor Pediátrico, sendo recebida pela equipe médica de plantão ficando sobre os cuidados da mesma.

Como aconteceu o acidente

Muito emocionada a mãe narrou que foi tudo muito rápido; que a criança estava na piscina sendo vigiada por ela e que ela havia pedido para sair; foi quando a mãe secou o corpo da menina e adentrou a casa para pegar a roupa e vesti-la. Ao retornar, deparou com a menina se afogando no interior da piscina.

Recuperação – Nesta quinta-feira (9/1)

Conforme a equipe médica, a criança teria sofrido uma parada respiratória, ficando em observação até nesta manhã de quinta-feira (9/1) guando foi liberada.