Busca

Novos sinais poderão agora ter uma maior área de abrangência

sexta-feira, 03 de março de 2023 às 21:53 - por, admin.

Vale ativa seis novas sirenes


Sistema de emergência nas cidades de Congonhas, Jeceaba e Belo Vale.


Na próxima segunda-feira (6/3), às 10h, a empresa Vale, com apoio das defesas civis municipais das cidades de Congonhas, Jeceaba e Belo Vale, realizaram o comissionamento de seis novas sirenes de emergência que integram o sistema de alarme das barragens Barnabé, Alto Jacutinga, Gambá, Barnabé 1, Barragem 7 e Marés 1 e 2.
O comissionamento é o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência, com duração aproximado de 7 minutos, para atestar o seu funcionamento e verificar o alcance do som. Antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.

Na cidade de Congonhas

O som de quatro novas sirenes poderá ser ouvido na MG-442, na região do Parque da Cachoeira, avenida Tenente José Horácio Cordeiro, na comunidade do Barnabé, e nos bairros Campinho, Novo Plataforma e Praia, além de propriedades rurais próximas.

Em Jeceaba,

 O toque poderá ser ouvido na região da Barragem 7, canteiro de obras da ATERPA, em trechos da MG-155, localidades de Casinhas, Sumidouro e parte da estrada de acesso a Caetano Lopes, além de propriedades rurais próximas.

Belo Vale

Uma nova sirene poderá ser ouvida na região de Cachoeira do Mascate, Córrego dos Moreiras, Córrego dos Pintos, Comunidade de Sandi, Comunidade de Boa Morte, além de propriedades rurais próximas. Já em Belo Vale, uma nova sirene poderá ser ouvida na região de Cachoeira do Mascate, Córrego dos Moreiras, Córrego dos Pintos, Comunidade de Sandi, Comunidade de Boa Morte, além de propriedades rurais próximas.

No horário do acionamento, equipes técnicas estarão em campo para acompanhar a atividade, medindo os decibéis atingidos pela sirene. A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Prevenção
A medida preventiva integra a profunda transformação promovida pela Vale na gestão de suas estruturas, direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e o cuidado com o meio ambiente.

A empresa cumpre um cronograma de testes de sirenes e exercícios simulados com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Já foram implementados mais de 100 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) em estruturas localizadas em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.

Foto: Ilustração – Divulgação Internet