Busca

PM prende autores que retiravam madeira de candeia na serra.

quarta-feira, 31 de julho de 2019 às 12:09 - por, redacao.

Desmatamento


Na verdade, mais um crime ambiental na região da Serra do Ouro Branco.


Após uma solicitação da segurança patrimonial da GERDAU,  a PM localizou e prendeu nesta quarta-feira (31/7), no pé da Serra do Ouro Branco,  homens desmatando árvores de candeias no interior da mata. Após adentrarem cerca de 2000m em área de mata nativa, policiais depararam com três autores cortando árvores.

Durante abordagem, um dos autores conseguiu evadir. Conforme apuração inicial os autores seriam residente bairro Nova Serrana e são conhecidos pela prática constante dessa modalidade delituosa. No local, foi encontrado mais de 190 toras de Candeia (Eremanthus erythropappus), espécie ameaçada de extinção e muito apreciada para confecção de cercas, em virtude de sua durabilidade. Uma motocicleta usadas por eles  foi apreendida os acusados foram conduzidos para a delegacia da cidade em virtude do crime ambiental.

Saiba Mais:

A candeia é da família Asteraceae e pertence ao grupo ecológico das pioneiras, sendo considerada precursora na invasão de campos. Ela se desenvolve rapidamente em campos abertos, formando povoamentos mais ou menos puros. Existem várias espécies de candeia, porém a Eremanthus erythropappus (DC.) Macleish e a Eremanthus incanus (Less.) Less são as de maior importância econômica e de maior ocorrência em nosso Estado.

Eremanthus erythropappus se desenvolve em sítios com solos pouco férteis, rasos e, predominantemente em áreas de campos de altitude, com esta variando entre 900 e 1.700 m. É uma espécie de múltiplos usos, porém sua madeira é mais utilizada como moirão de cerca, pela sua durabilidade, e para a produção de óleo essencial, cujo principal componente, o alfabisabolol, possui propriedades antiflogísticas, antibacterianas, antimicóticas, dermatológicas e espasmódicas.

A madeira de candeia tradicionalmente foi muito empregada na construção naval, construção de canoas, lenha, e postes. Entretanto, ultimamente os principais produtos obtidos da candeia são moirões para cerca e óleo essencial do qual é extraído o alfabisabolol.