Busca

Execução ocorreu proximo ao Parque da Cachoeira

quinta-feira, 01 de outubro de 2020 às 08:38 - por, redacao.

Duplo homicídio em Congonhas


Polícia suspeita que todos os envolvidos teriam ligação com o crime organizado.


Na tarde de quarta-feira (31/9), equipes táticas da 73Cia PM/ 31º BPM, foram acionadas pela Sala de Operações do COPOM/PM para se deslocar na rua tenente Horácio Cordeiro, segundo algumas testemunhas informaram por telefone,  no local, teria ocorrido vários disparos de arma de fogo na estrada que dá acesso ao Parque das Cachoeiras.

Militares ao realizarem buscas pelo local, localizaram os corpos identificados como Gabriel Resende Alcântra e Gutemberg da Silva de Souza Paulo, ambos, envolvidos com o uso e tráfico de drogas. O corpo de Gabriel foi localizado dentro do rio e o corpo de Gutemberg foi encontrado em uma trilha do outro lado do local, todos com perfurações provenientes de disparo de arma de fogo.

Imediatamente foram montadas várias diligências pelo local, sendo localizada uma motocicleta abandonada nas proximidades do crime. Após apuração foi levantado que a moto teria sido utilizada pelos autores para o duplo homicídio.

Após checarem a documentação, foi confirmado que a moto pertencia a Darlan Pereira de Araújo. Em continuidade as diligências, com apoio maciço de todas equipes envolvidas, os militares lograram êxito em encontrar o suspeito, na casa de um amigo.

Autor ainda tentou contar uma outra versão para PM

Questionado sobre o paradeiro de sua motocicleta (Honda Tuwister – 250 CC), disse que teria emprestado para um amigo conhecido como Rodrigo, residente no bairro Santa Mônica. Indagado, Darlan confirmou que ficou sabendo por terceiros que sua moto foi utilizada para cometimento de um crime, e que ficou sabendo que Rodrigo teria efetuado alguns disparos, mas disse desconhecer as vítimas. Darlan acompanhou a equipe até a casa de Rodrigo; ao perceber a chegada das equipes, evadiu por uma área de mata, sendo perseguido pelos militares, que lograram êxito em sua captura as margens de um dos afluentes do Rio Maranhão.

Questionado, o segundo suspeito alegou que cometeu o crime, face a algumas ameaças que Darlan, estaria recebendo das vítimas “Gabriel Resende e Gutemberg”.  Disse mais: que após um crime de homicídio tentado, ocorrido contra um indivíduo de alcunha “Grande”, este teria aliciado as vítimas para ameaçar e matar Rodrigo e Darlan.

Nesta  sequência, Rodrigo relatou que ele e Darlan  então se deslocaram para a estrada do Parque da Cachoeira, momento que visualizou Gabriel e Gutemberg na estrada, no mesmo instante Rodrigo deslocou até sua residência e apoderou de uma arma de fogo, pistola calibre .40, e foi de encontro das vítimas.

Uma cruel execução

Ao encontrar novamente os dois, gritou pelo nome e disparou – segundo ele , mais  de quinze tiros na direção das vítimas; eles correram para um córrego que as margens da estrada. Posteriormente, Rodrigo evadiu do local, se escondendo em bambuzal até escurecer, onde escondeu a arma de fogo e um capacete que estava utilizando. Durante a fuga, Rodrigo abandonou a moto na estrada.

Arma utilizada foi de grosso calibre

Após a prisão de Rodrigo, o mesmo levou os policiais até o local onde teria escondido a arma e o capacete; numa muita de capim estava escondida, uma pistola Taurus, modelo 24/7, calibre .40, com numeração raspada.

Uma acareação, duas declarações e finalmente a verdade

Darlan, durante a primeira conversa disse que não esteve na estrada da Cachoeira, no entanto foi desmentido por Rodrigo que o colocou na cena do crime, dizendo que Darlan estava em sua companhia, nadando em uma lagoa no sítio palmital, bem próximo ao local onde ocorreu o assassinato.  Na sequência, os autores foram presos, a arma de fogo apreendida, bem como a motocicleta utilizada no duplo assassinato. Durante os trabalhos da Perícia Técnica, foi detectado na vítima Gabriel Resende três perfurações na parte posterior da cintura e Gutemberg apenas uma perfuração com orifício de entrada e saída na região da coxa.  No local do crime, peritos conseguiram recolher seis cápsulas calibre .40 e um projétil intacto do mesmo calibre.