Busca

Investigações devem apurar várias vertentes do caso

segunda-feira, 13 de novembro de 2023 às 20:29 - por, admin.

‘Pai de Santo’ morre assassinado


Pai Ricardo foi atingido com um tiro a queima roupa, no terreiro de umbanda.


A PM da vizinha cidade de Itaverava/MG, registrou no horário aproximado das 20h30, da última sexta-feira (11/11) na localidade de ‘Itaqui Alto’, zona rural da cidade, um violento crime durante a realização de trabalhos religiosos, num terreiro de Umbanda.  Diferente do publicado inicialmente por alguns órgãos de imprensa regional, dando como certeza de um crime com conotações políticas; nossa equipe realizou o final das apurações jornalísticas, nesta tarde de segunda-feira (13/11).  Ouvimos testemunhas, autoridades policiais e políticos da localidade. Agentes da Polícia Civil da regional de Ouro Branco, já iniciaram as investigações para apuração do crime, que chocou a cidade.  

Conforme alguns relatos, quatro rapazes teriam chegado a pé no local, dois ficaram do lado de fora, com o rosto tampado; dois deles de cor escura, entraram, um usava blusa com capuz, outro, empunhando um revólver, usava uma máscara que tampava toda parte do rosto. Após perguntar quem era Ricardo, tiveram a resposta por parte da própria vítima, que ele não estaria no local. Se levantou e falou que iria levar os bandidos até ele, depois de virar a porta do terreiro, se ouviu um tiro. Imediatamente, participantes da reza se levantaram e encontraram Ricardo com um tiro na parte esquerda da testa. Ao chegar na porta, testemunhas ainda ouviram um dos marginais gritando; “Corre, corre, o cara morreu, corre! ”.

Fuga do quarteto e arma utilizada ficou caída próximo ao corpo.  

Não foi observado nem um veículo próximo; correndo muito, somente o vulto do autor junto com os coautores, sumirão pela escuridão do local afastado. A arma do crime, um revólver calibre .38 ficou caído próximo da porta.

Toda preocupação direcionada para o socorro da vítima.

No interior do local, estavam aproximadamente cinco pessoas, dois homens perceberam que Ricardo perdia muito sangue, tentaram acomodar o corpo que lutou pela vida, durante um tempo aproximado de 30 minutos, até que chegasse o socorro. Ao ser atendido pelo SAMU, foi encaminhado para atendimento onde um médico socorristas, confirmou sua morte.

Ricardo era ativo na política local

Ricardo Lélis de Assunção de 49 anos era conhecido por uma postura crítica contra o que julgava ser incorreto; realizou várias denúncias de cunho político. Pelas redes sociais, usava o pseudônimo de ‘Roberto Carvalho’ frequentemente postagens exibiam denúncias sob a situação atual do município. Foi candidato a vereador em 2016 e não se elegeu; pelo Facebook , Ricardo  realizou na última semana, algumas postagens.

Motivação do crime

Ricardo era separado e morava atualmente com uma companheira, deixa uma filha com a primeira mulher. Diversas linhas de investigações, fazem parte de uma apuração de várias vertentes. Até o fechamento desta edição, os participantes deste cruel homicídio, não foram localizados.  

Nota oficial da Câmara de Vereadores de Itaverava

Através do Presidente Wagner de Carvalho Leão, foi divulgado nesta segunda-feira  (13),  Nota de Pesar e repúdio pelo assassinato de Ricardo Lélis de Assunção. O Legislativo também enviou ofício a Polícia Civil de Minas Gerais pedindo empenho e celeridade na apuração rigorosa do crime e espera identificação e punição exemplar para os envolvidos.

Foto:  Rede Social –  Ricardo sempre foi um apaixonado pela natureza; em Conselheiro Lafaiete chegou a ter uma loja de peixes ornamentais no bairro São Sebastião .