Busca

Subsecretário do Governo abre o debate

quinta-feira, 17 de agosto de 2017 às 16:53 - por, redacao.

Artesanato em C. Lafaiete


No tema, a importância do artesão para o desenvolvimento no município.


A Secretaria Municipal de Cultura recebeu na última sexta-feira (11) o subsecretário de Desenvolvimento Integrado do governo de Minas Gerais, Pedro Leão, que se reuniu com artesãos da região para esclarecer sobre o cadastramento da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Também esteve presente o deputado estadual Glaycon Franco, o secretário municipal de cultura Geraldo Lafayette e demais representantes culturais de cidades da região.

Pedro Leão reforçou a importância de se profissionalizar o ofício do artesanato, que atualmente tem sido utilizado como complemento de renda, e não como atividade principal.

“Cultura é economia e o artesanato pode gerar bastante dinheiro. O Campo das Vertentes é um verdadeiro corredor de artesanato e Conselheiro Lafaiete está nesta rota. Temos que usufruir de nossa localização para escoar nossos produtos”.

Na oportunidade também foi comentado sobre os cadastros de artesãos que serão realizados durante o “Governo Presente”, atividade que acontecerá em Conselheiro Lafaiete em outubro. A ação leva a sede do executivo para as cidades, com previsão da presença do governador e secretários de Estado em agendas específicas com prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil. Ele também noticiou sobre o lançamento de um portal do artesanato no estado que ocorrerá em dezembro, juntamente com o Plano de Artesanato, possibilitando que os artesãos mineiros possam usufruir de um sistema de comércio eletrônico para venda de seus produtos (ecommerce).

O deputado Glaycon Franco comentou que a atividade artesã tem totais condições de evoluir mesmo em momentos econômicos delicados como o atual. “Vivemos a maior recessão na economia em muitos anos e o artesanato tem muito a contribuir para contornarmos esta situação. É bom ver este auditório cheio e ver que a categoria está empenhada em se profissionalizar”.

O Prefeito Mário Marcus esteve com o subsecretário de Desenvolvimento Integrado do governo de Minas Gerais, Pedro Leão, oportunidade em que reafirmou seu apoio aos artesãos da cidade. Disse ainda que esta área tem recebido especial atenção da administração municipal dada a sua relevância na manutenção da identidade cultural por meio de manifestações e expressões populares e ainda como um importante fator para o desenvolvimento local e geração de fonte de renda. A administração tem o compromisso de valorizar e incentivar todas as atividades que fomentem a economia local e contribuam para o desenvolvimento do município.