Busca

Estado declara situação de emergência no município

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 às 11:58 - por, admin.

Congonhas


Romeu Zema, publicou no Diário Oficial de Minas Gerais o Decreto 17 declarando situação de emergência em 220 municípios mineiros.


O alto volume de chuvas dos últimos dias, em Congonhas, provocou inundações, enxurradas, enchentes e alagamentos em vários bairros da cidade.

Consequentemente, os desastres resultaram em danos materiais e psicológicos, além de prejuízos econômicos. O número de desabrigados já passa de 200. Estes, estão sendo atendidos em Escolas Municipais da cidade.

Em virtude desta situação de calamidade, o Prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, publicou no Diário Oficial do dia 08 de janeiro de 2022 o Decreto 7298 declarando situação de emergência no Município.

Desde a última sexta-feira (07) foi realizada uma força-tarefa com integrantes de todas as Secretarias para poderem determinar ações e como seriam os trabalhos em relação às chuvas.

A equipe da Defesa Civil, Trânsito, Assistência Social, e diversos servidores de todas as secretarias, Guardas Civis em parceria com o corpo de Bombeiros e Polícia Militar, trabalharam intensamente em plantões para atender as demandas que chegavam a cada minuto no setor de operações. Todas as soluções para os problemas enfrentados foram resolvidas no curto espaço de tempo para que os moradores pudessem ter sua vida preservada.

As Escolas Municipais foram abertas e nelas um mutirão de voluntários se apresentaram para ajudar a quem mais precisava, o cidadão Congonhense. As doações vieram de todas as partes. População, empresas, associações, anônimos. O Prefeito esteve em todos os locais atingidos, nos abrigos, sempre reforçando a importância de tratar com dignidade todos que estavam precisando naquele momento.

Kits de roupas, alimentos, artigos de higiene pessoal, limpeza foram montados e estão sendo distribuídos desde o último sábado (08) para as famílias vítimas das chuvas.

A Defesa Civil esteve em diversos pontos da cidade e com ajuda das assistentes sociais, Guardas Civis, Bombeiros Militares, conseguiram retirar os moradores em área de risco.

Nesta quarta-feira (12) o Governador do Estado, Romeu Zema, publicou no Diário Oficial de Minas Gerais o Decreto 17 declarando situação de emergência em 220 municípios mineiros em decorrência das chuvas intensas, e Congonhas está na lista. Assim, fica autorizada a mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos.

A cidade de Congonhas ainda sofre com pontos de interdição e com moradias em risco. Mas, desde a noite de segunda-feira (10), com a diminuição das chuvas, que as ruas estão sendo limpas para que o trânsito possa voltar ao normal. Até ontem, terça-feira (11), mais de 300 caminhões de lama foram retirados nos locais atingidos.

Para o Prefeito ainda tem muito trabalho pela frente. “Sabemos da situação da nossa cidade, da situação dos nossos moradores. Tudo está sendo tratado com o maior empenho para que as soluções para estes problemas das altas chuvas que atingiu diversas famílias seja resolvido o mais rápido possível. Estive nos abrigos, conversei com as famílias. Nossa equipe está empenhada para que tudo seja resolvido. Agradeço a cada um que se dispôs a ajudar. A cada voluntário de vários cantos da cidade que trouxe além de doações, uma palavra de conforto, carinho. As Ongs, equipe da zoonose e também voluntários que ajudaram nos resgates dos animais. Só temos a agradecer. Juntos passaremos por mais esta situação”, afirma o Prefeito.

A Defesa Civil do município pede que os moradores, que tiveram suas casas atingidas, que não retornem às moradias. O risco de desabamento e deslizamento de encostas ainda é alto tendo vista o excesso de umidade no solo.

A Prefeitura de Congonhas pede que a população se mantenha atenta aos alertas e comunicados oficiais e que siga todas as orientações que forem repassadas.

Em caso de necessidade, acione os telefones de emergência: Defesa Civil (199), 3731-4133 e o WhatsApp 98476-5045. Ou o Corpo de Bombeiros no 193. Plantão 24h

Texto e foto: Lilian Gonçalves –  Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Congonhas