Busca

Um dia sem transporte coletivo

quarta-feira, 29 de julho de 2020 às 18:30 - por, redacao.

Conselheiro Lafaiete


Cidade amanheceu nesta quarta-feira (29) com greve, envolvendo uma das principais empresas de coletivos urbanos do Alto Paraopeba.


Nesta madrugada (29/7), funcionários da Viação Presidente realizaram uma grande paralisação nas primeiras horas do dia. Uma grande aglomeração de motoristas e cobradores gritavam palavras de ordem e permaneciam sem dar início as atividades, na porta da empresa. Conforme um dos principais manifestantes, todos reivindicam a quitação do pagamento de salários referente ao mês de julho.

Crise e uma situação insustentável

O atraso no recebimento de salários tem gerado instabilidade entre os funcionários, há algumas semanas. Conforme a direção, diante da pandemia do coronavírus, as dificuldades só vem crescendo a cada dia; diante das restrições impostas. Mesmo não tendo parado totalmente a circulação dos veículos de transporte, a queda da arrecadação foi gigantesca e os compromissos com trabalhadores e gastos de custeios, têm tornado a situação da Viação Presidente simplesmente insustentável.

Ajuda do município

Em reuniões anteriores entre a direção da empresa, poder executivo e Legislativo, foi solicitado realização oficial de um (pedido de socorro). Durante entrevista a uma emissora local , o prefeito Mário Marcus Leão Dutra (DEM), negou que haveria uma cobrança de dívida a ser paga paga pelo município, e sim, um pedido de ajuda na forma na forma de investimento, para melhorar a capacitação financeira da empresa de transporte.

“Estamos atentos a esta grave situação, mas precisamos analisar todos os parâmetros legais, porque estamos falando de dinheiro público”, têm afirmado o munícipe em diversas entrevistas.

 “Temos alguns acertos para finalizar com a Presidente, mas o valor é infinitamente menor ao solicitado, pela concessionária do transporte público. Este acerto não seria suficiente para equacionar a crise que enfrenta hoje a empresa de transporte”. Concluiu.

Notificada extrajudicialmente para retomada da circulação dos õnibus

A prefeitura de Conselheiro Lafaiete comunicou no começo desta tarde de quarta-feira (29/7) que a Viação Presidente, empresa responsável pelo transporte público na cidade, foi notificada extrajudicialmente para retomada imediata da prestação do serviço, sob pena de medidas administrativas e judiciais cabíveis, visando minimizar prejuízo aos munícipes e usuários do transporte.

Comunicado Oficial Prefeitura Municipal de C. Lafaiete

“A Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete informa:
Em decorrência da notícia de paralisação do transporte público na cidade, não comunicada oficialmente pela empresa ao Poder Público Municipal, o Secretário de Defesa Social e o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito compareceram imediatamente à sede da empresa Viação Presidente a fim de buscar informações sobre a ocorrência.
Na oportunidade, foi realizada reunião com a presença do representante da empresa, Sr. Luiz Carlos Gomes Beato Sobrinho, do Presidente do SINTRACOL, Sr. Ivanildo Abranches de Paiva, na qual foi afirmado, de forma categórica, que a paralisação não foi incentivada pelo sindicato, nem tampouco tem seu apoio, razão pela qual, não foram preenchidos os requisitos legais.
Representantes dos funcionários informaram que a paralisação busca
va o pagamento, pela empresa, de verbas trabalhistas não pagas e em atraso há dois meses.
Diante das informações e da gravidade da situação, o Município, nesta mesma data de 29 de julho de 2020, notificou extrajudicialmente a empresa objetivando a retomada imediata dos serviços do transporte de passageiros, sob pena de tomada das medidas administrativas e judiciais cabíveis, visando evitar qualquer prejuízo aos munícipes e usuários do transporte”.

Funcionários permaneceram na porta da empresa

Até o começo desta tarde (Fotos), continua o impasse na negociação entre empresa e funcionários. Enquanto isto, usuários do transporte coletivo seguem sem a prestação do serviço.

Uma difícil negociação, afirma o Presidente do Sindicato

Em entrevista ao JORNAL ESTADOATUAL, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Conselheiro Lafaiete (SINTRACOL), Ivanildo Abranches de Paiva (Foto) comentou: “Estávamos tentando negociar, mas hoje pela manhã, funcionários não aguentaram e todos paralisaram suas atividades, nem eu mesmo esperava. A ‘gota d’água’ foi o não depósito do salário de julho na conta dos colaboradores. Pelo que dá pra entender, a empresa passa por grandes dificuldades financeiras. Estive conversando ontem com o gerente administrativo e a resposta que ele me deu foi que o proprietário, estaria na cidade de Santos Dumont/MG, tentando realizar a venda de algum ativo, pra poder pagar todo pessoal”. Finalizou o sindicalista.

Fotos: Jornalista Carlos Pacelli – Movimentação de funcionários na empresa. Até o final da tarde desta quarta-feira (29), continua o impasse não havendo uma resposta oficial por parte da direção da direção da empresa.