Busca

Usina atinge 100 milhões de toneladas de aço

sábado, 07 de janeiro de 2023 às 13:57 - por, redacao.

Gerdau em Ouro Branco


Ao longo dos anos, a usina foi se modernizando por meio de investimentos em sua jornada de transformação digital.


A usina com sede na vizinha cidade Ouro Branco, a maior unidade da Gerdau no mundo, atingiu, na última quarta-feira (04/01), a marca histórica de 100 milhões de toneladas de aço bruto produzidos após 36 anos em operação. A produção na planta teve início em 1986 e, em 1997, foi adquirida pela Gerdau

Para o diretor da usina Ouro Branco, Rafael Gambôa, a marca de 100 milhões de aço produzidos é muito significativa para todos que fazem parte da Gerdau. “Esse marco reforça a relevância da nossa usina para Minas Gerais e para o Brasil. Temos muito orgulho de ser a maior unidade da Gerdau no mundo e de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado em que estamos presentes”, afirma Gambôa.

Atualmente, a unidade tem uma capacidade instalada de 4,5 milhões de toneladas de aço liquido por ano, em uma planta de 10.000.000 m², que conta com mais de 8,5 mil colaboradores e produz variados produtos em aço, como placas, chapas grossas, blocos, bobinas laminadas, tarugos, perfis estruturais e fio-máquina, atendendo aos mercados de construção civil, automotivo, agrícola, energia, naval, ferroviário, entre outros.

Trabalhando na unidade desde 1986, o gerente técnico de aciaria Edson Geraldo Silva se lembra de quando a produção de aço teve início na planta e celebra a marca histórica. “Cheguei como técnico de manutenção de computador, função que não existe mais e passei por várias outras que também já foram extintas. Só tenho a agradecer a Gerdau pela oportunidade de fazer parte dessa história”, destaca. “As chances que eu tive aqui foram muito grandes. Me desenvolver e fazer aquilo que estava além do que eu esperava é motivo de muito orgulho”, completa Silva.

Ao longo dos anos, a usina de Ouro Branco foi se modernizando por meio de investimentos em sua jornada de transformação digital e em iniciativas da Indústria 4.0, bem como em melhorias das práticas ambientais e de segurança. A unidade possui, por exemplo, um centro de monitoramento de última geração, onde são monitorados os principais ativos/equipamentos estratégicos para a operação das usinas no Brasil, utilizando modelos de inteligência artificial de forma preditiva, antecipando possíveis problemas que venham a ocorrer.

Para o gerente geral da aciaria, Marcelo Gonçalves, é motivo de muito orgulho participar desse marco da usina de Ouro Branco. “É fascinante imaginar o quanto esse aço impactou positivamente à sociedade. Estamos em um momento especial de segurança e cuidados com as pessoas, assim esse resultado histórico fica ainda mais emocionante”, destaca Gonçalves.

Sobre a Gerdau

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos das Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, para empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos, em todas as suas operações.

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem, na sucata, importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa por tonelada de aço. Para 2031, a meta é diminuir ainda mais as emissões de carbono. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).