Busca

Partidários arrecadam mais de 700 Kg de alimentos

segunda-feira, 17 de maio de 2021 às 09:17 - por, redacao.

PT Lafaiete Solidário


Ação faz parte da campanha nacional do Partido dos Trabalhadores, mobilizando os mais de 3.100 diretórios municipais espalhados por todo o país.


O PT Lafaiete Solidário realizou na última semana, sua primeira ação na cidade. Militantes e simpatizantes se reuniram na praça Pimentel Duarte, em frente à rodoviária, das 9h00 às 18h00 para realização do trabalho filantrópico. Foram arrecadados mais de 700 Kg de alimentos e produtos de higiene pessoal, distribuídos em quase 20 cestas básicas e embalagens avulsas com arroz, feijão, macarrão, café, biscoito, leite, açúcar, farinha etc. Tudo foi encaminhado para o projeto “Matemática e Solidariedade”.

Para a coordenadora regional do PT Lafaiete Solidário, Rosilene Bandeira, o momento da arredação foi também uma oportunidade de ouvir a população: “foram relatadas várias dificuldades que o povo lafaietense vem enfrentando, como o desemprego, a fome e a crise no transporte público, na educação e na saúde”. Rosilene também fez questão de ressaltar o carinho e a solidariedade das pessoas que doaram. “Muita gente chegava, curiosa. Sabendo do que se tratava, ia lá no supermercado e trazia um pacote com algum alimento. Foi muito bonito e comovente.”

O PT Lafaiete Solidário é um braço da campanha nacional do Partido dos Trabalhadores, que já arrecadou várias toneladas de alimentos Brasil afora, desde o dia 17 de abril. Grande incentivador da campanha, o presidente Lula fez questão de estar presente em algumas ações de arrecadação. A imagem de Lula, com as equipes de arrecadação, traz profundas lembranças da luta histórica do PT pela dignidade do povo trabalhador brasileiro. Não é fácil para o PT, que tirou o Brasil do Mapa da Fome da ONU e resgatou milhões da miséria, ver o Brasil ser rebaixado por Bolsonaro e o povo voltar para a carestia, humilhação e desesperança.

É um quadro catastrófico vivido pelo Brasil. Citando estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), Álvaro Fernando, presidente do PT Lafaiete, salientou que “pela primeira vez, em 17 anos, mais da metade da população brasileira não tem certeza se haverá comida em casa no dia seguinte; são mais de 100 milhões em situação de insegurança alimentar no Brasil”. Isto significa pessoas que diminuíram o consumo ou a qualidade dos alimentos, ou aqueles que tragicamente estão passando fome. Alvaro lembrou que a fome no Brasil havia sido superada em 2013, no governo Dilma, fato reconhecido pela ONU. Esta conquista foi nos governos do PT, iniciando em 2003 com Lula e a Política Nacional de Segurança Alimentar. “Infelizmente após o golpe de 2016, que tirou a presidenta Dilma, a falta de comida voltou a assolar a população, situação agravada pelo governo genocida do Bolsonaro no tratamento da pandemia, com suas políticas neoliberais e o fim do auxílio-emergencial de R$600,00.”

A campanha PT Solidário continua. Em Lafaiete, doações podem ser feitas e encaminhadas ao PT na cidade. A próxima ação de rua está programada para o dia 13 de junho. Maiores informações com a coordenadora em Lafaiete, Rosilene Bandeira (31 98710-8604).