Busca

Deputado Glaycon Franco saúda as mineiras

sábado, 07 de março de 2020 às 16:53 - por, redacao.

Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher


O deputado estadual Glaycon Franco acredita que, muito mais do que uma condição natural, ser mulher é um dom concedido por Deus a seres humanos privilegiados e designados por Ele para exercer a mais sublime das missões: gerar vidas. Às vezes frágil na aparência, mas sempre forte e decidida, à mulher não faltam disposição e energia para conciliar atribuições que dela exigem máximo esforço: seja como esteio da família, líder comunitária, empreendedora, política, operária, ou o que se dispuser ou precisar ser.

Na Assembleia Legislativa, o deputado Glaycon Franco tem abraçado causas que objetivam fazer valer os direitos da mulher. Foi imbuído deste propósito que, como membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG, o deputado relatou, em 2019, projeto de lei que representa uma conquista histórica para as servidoras estaduais que atuam na segurança pública em Minas Gerais. A Comissão aprovou parecer elaborado por Glaycon Franco sobre o Projeto de Lei Complementar 1515, que busca reduzir de 25 para 15 anos o tempo de efetivo serviço militar das mulheres, desde que comprovados 25 anos de contribuição previdenciária de qualquer natureza. Até então, a lei estadual previa a necessidade de efetivo serviço militar por 25 anos para a policial ter acesso à aposentadoria. O deputado ressalta que, na maioria das vezes, as mulheres exercem mais de uma jornada, em virtude do trabalho em casa, atenção dispensada na criação dos filhos, além das diferenças biológicas. Considerou, por fim, que a aprovação do projeto em plenário pode ajudá-las a se equipararem, um pouco mais, aos militares do sexo masculino.

Na ocasião, Glaycon Franco festejou a aprovação de seu parecer como uma atitude de respeito ao empenho e dedicação das servidoras militares: “Este projeto é muito importante porque possibilita que as mulheres que seguem carreira militar consigam aposentar-se mais cedo, contando, também, o tempo de contribuição destas profissionais em outras categorias trabalhistas em que possam ter atuado anteriormente”.

Em 2019, ao participar da inauguração da nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Conselheiro Lafaiete, Glaycon Franco discursou sobre outro ponto importante que é a segurança das mulheres, destacando o importante trabalho coordenado pela Delegada Bethânia Aparecida da Rosa Bianchette, tema atual e que o preocupa. “Minas Gerais tem um alto índice de crimes contra as mulheres. Precisamos atuar mais nesta questão. Criar uma rede de proteção preventiva e eficaz para as mineiras”.

Glaycon Franco aproveita a oportunidade para saudar a inteligência, garra, determinação e persistência das mineiras por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. “A data será, inclusive, comemorada na Assembleia de Minas, com homenagens e reconhecimento de mulheres tão atuantes e importantes, como a Major Karla Lessa Alvarenga Leal, primeira comandante de helicóptero do Corpo de Bombeiros. Ela teve um trabalho fundamental no resgate dos sobreviventes do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho e ajudou a salvar muitas vidas”.