Busca

C.Lafaiete, Ouro Branco e Congonhas

sábado, 12 de dezembro de 2020 às 10:07 - por, redacao.

ECOTRES


Cidades planejam uma nova unidade de tratamento de resíduos sólidos para região.


Os prefeitos Mario Marcus, Hélio Campos e Zelinho buscam a ampliação de recebimento e destinação final de resíduos. O aterro sanitário regional, que inicialmente receberia os resíduos por 15 anos, teve sua vida útil ampliada para 18 anos durante a operação, mesmo com o aumento de sua vida útil. Agora, os chefes do Poder Executivo das três cidades se unem para planejarem a ampliação de uma nova unidade, garantindo a continuidade da destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados pela população.

Com a habilitação do Consórcio ECOTRES em 5° lugar no Brasil, para o recebimento de recursos na ordem de R$ 6 milhões, novas áreas estão sendo estudadas, e nesta última quarta-feira, os três prefeitos assinaram ofício, solicitando área limítrofe ao aterro sanitário à Gerdau.

Por meio da gestão associada, mais de 400.000 habitantes continuarão se beneficiando dos serviços prestados de forma consorciada. Atualmente, o consórcio presta o serviço para outros 18 municípios que, além de destinarem seus resíduos de forma correta, obtêm receita acessória por meio do ICMS Ecológico. Nestes 4 anos, o Consórcio ECOTRES proporcionou uma receita de R$ 2.924.890,11 aos municípios que realizam a destinação adequada de resíduos para o aterro sanitário regional ECOTRES.