Busca

Dia Internacional

terça-feira, 28 de novembro de 2017 às 10:19 - por, redacao.

Em C. Lafaiete


Diga não contra violência a mulher


A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu no último sábado, 25/11, evento em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Durante toda a manhã foram realizadas inúmeras atividades e repassadas informações relevantes sobre questões relacionadas à violência contra a mulher.

Foram parceiros na realização do evento o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Economia Solidária, Instituto Mix, Polícia Militar e Delegacia da Mulher. A Tenente PM Fernanda do 31º BPM passou relevantes informações sobre como se proceder em caso de violência, como e a quem denunciar. Elucidou que nem a mulher agredida, nem testemunhas devem se calar diante de um ato de violência. A Delegada Dra. Betânia Bianchetti, esteve presente durante todo o evento na Delegacia da Mulher para prestar orientações aos interessados. Houve ainda a participação das alunas do Curso de Pedagogia da Fasar que apresentaram uma dramatização sobre o tema. A Educadora Física do NASF, Graziela, não deixou ninguém parado com as atividades físicas. As apresentações culturais ficaram por conta das dançarinas da Academia Tribus da Igreja Evangélica Projeto Vida par as Nações e do Grupo Lesma.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Magna Cupertino, agradeceu, em nome da prefeitura, a todos que colaboraram na realização deste dia, em especial aos servidores do CREAS que muito contribuíram para a organização e montagem do evento. Ela destacou a importância do tema e ressaltou o trabalho do CREAS na assistência às mulheres vítimas de violência.

Histórico – Dia Internacional da não violência à mulher
No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”. Ou seja, durante um dia no ano, incitam-se reflexões sobre a situação de violência em que vive considerável parte das mulheres em todo o mundo.