Busca

Congonhas deve implantar sistema de tratamento de esgoto

quinta-feira, 04 de junho de 2020 às 16:51 - por, redacao.

Gestão Urbana


Obras devem acontecer em breve na cidade dos profetas.


Congonhas terá todo o seu esgoto tratado até 2022. O anúncio foi dado por representantes da Copasa durante reunião realizada nesta quarta-feira, 3, com o Prefeito Zelinho. Segundo a concessionária, a primeira etapa da obra será licitada em cerca de 120 dias. O investimento será de, aproximadamente, R$ 40 milhões.

Da Copasa, estiveram presentes o presidente, Carlos Eduardo Tavares de Castro; o Diretor de Operação, Guilherme Frasson; o Superintendente da Unidade de Negócio Centro, João Martins; o gerente Regional Conselheiro Lafaiete, Alexandre Roberto; o Encarregado de Sistema da concessionária em Congonhas, Joel de Souza; e a gestora de Relações Institucionais, Joice Solano. Compareceram, ainda, o secretário adjunto de Gestão Urbana, José Vicente Santana, e o vereador Adivar Geraldo Barbosa.

“Para ampliar o acesso dos moradores de Congonhas aos serviços de tratamento de esgoto, a Copasa irá investir aproximadamente R$ 40 milhões na implantação de 28 quilômetros de redes coletoras e interceptoras, na construção de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 75 litros por segundo, e de 11 estações elevatórias, para conduzir o esgoto coletado nas residências até a estação, beneficiando cerca de 54 mil moradores. A primeira etapa da obra será licitada em aproximadamente 120 dias e a previsão de sua conclusão é em 2022”, explicou o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro.

Para o prefeito Zelinho, esses investimentos vão marcar sua gestão à frente do Governo Municipal. Segundo ele, a implantação do serviço de tratamento de esgoto em Congonhas sempre foi uma das pautas abordadas junto à Copasa.

“A Copasa foi o órgão que eu mais visitei, solicitando não só serviço de abastecimento de água nos chacreamentos e distritos, onde não tínhamos água tratada, mas também o tratamento de esgoto. Teremos uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Além disso, as obras vão gerar empregos para a nossa cidade. Nossos rios não receberão mais os dejetos de esgoto. É uma grande vitória para Congonhas. Estou fechando o meu Governo com chave de ouro com esses investimentos da Copasa”, disse, destacando que o serviço representa melhorias significativas para a saúde pública.

Foto&Texto: Assessoria de Comunicação PMC/ SECOM