Busca

Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha

quarta-feira, 26 de julho de 2023 às 09:54 - por, admin.

Nesta manhã de quarta-feira (26/7)


Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana


Nota oficial 

Falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana 26 de julho de 2023. Memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora

Com grande pesar, comunicamos, o falecimento de Sua Excelência Reverendíssima, Dom  Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, nosso querido irmão, Pai e Pastor, na  madrugada de hoje, 26 de julho, aos 81 anos, após uma fratura sofrida em decorrência de uma  queda, enquanto estava em missão junto ao clero da Diocese de Altamira (PA), para a  orientação do Retiro Espiritual daquele presbitério. Às 0h15, desta quarta-feira, em função de uma parada cardiorrespiratória, faleceu santamente. 

Sobre Dom Geraldo 

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão  (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação  episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da  Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e  primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou  posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido  de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito. 

Convidamos a todos a elevarem preces de agradecimento a Deus pela vida e fecundo ministério  de Dom Geraldo. Rezemos em sufrágio por ele, pedindo ao Bom Deus que o acolha na vida eterna, assim como creu, esperou e comunicou, fazendo a “Obra de um Evangelista”. 

O velório iniciou-se às 6h de hoje, em Altamira, e será celebrada uma Santa Missa de corpo presente às 8h na Catedral de Altamira (PA). Após, o seu corpo será transladado para a cidade  de Vitória (ES). 

Em breve, divulgaremos mais informações sobre o velório. O sepultamento de nosso querido  Arcebispo Emérito será em Mariana (MG). 

Dom Airton José dos Santos 

Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Mariana