Busca

Planejamento estratégico

sexta-feira, 06 de julho de 2018 às 17:00 - por, redacao.

Projeto


Políticos e empresariado de Conselheiro Lafaiete buscam uma cidade para o futuro.


Após cerca de um ano e meio de trabalho foi lançado na noite de quinta-feira, 05/07, o Planejamento Estratégico Municipal – Lafaiete 2037. A cerimônia aconteceu no Teatro da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete com expressiva presença de autoridades, empresários, lideranças comunitárias e população em geral.

O trabalho foi executado por meio de parceria entre prefeitura e entidades e se configura em uma ferramenta de inquestionável relevância para nortear a tomada de decisões e assegurar a implementação das ações necessárias ao desenvolvimento e crescimento da cidade, previstas para os próximos 20 anos. “Ao assumirmos o cargo de Prefeito Municipal de Conselheiro Lafaiete, tivemos a adesão de um grupo de pessoas, de diversas classes da sociedade civil organizada, capitaneados pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços bem como pelo SEBRAE, no sentido de estabelecer a necessidade da elaboração de um planejamento estratégico para o município, visando enxergar a cidade em 2037.

Apoiamos a iniciativa, indicamos vários assessores para fazerem parte da equipe de trabalho, os quais, junto a representantes de vários segmentos das áreas comercial, industrial, agropecuária, serviços e ainda do terceiro setor, contribuíram para elaborar este plano que hoje estamos divulgando e que servirá de base para condução de nossas atividades visando construir a cidade que queremos para todos os lafaietense”, explicou o Prefeito Mário Marcus.

O Planejamento visa mobilizar e integrar a gestão pública, entidades, empreendedores e lideranças locais visando a transformação da cidade, impulsionar seu crescimento, desenvolvimento econômico, equidade e inclusão social. De acordo com o Prefeito Mário Marcus “o planejamento tem o objetivo principal de projetar Lafaiete consolidando-se como polo regional de comércio, educação, serviços e entretenimento e referência nacional na economia do cavalo, foi objeto de várias reuniões e debates, organizados pela ACIAS e SEBRAE, que contou com a condução eficiente do consultor Tom Pires, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Esfera Consultoria”.

Na cerimônia foi apresentado aos presentes o Planejamento Estratégico pelo consultor do Sebrae Tom Pires a fim de dar ao público conhecimento sobre o teor do documento. Na ocasião foi exibido um vídeo sobre Conselheiro Lafaiete mostrando toda a potencialidade econômica e cultural do município.
Em seguida o Prefeito Mário Marcus deu posse aos conselheiros que integram o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – CODEC, recém-criado pela Lei 5.906. Ao dar posse Mário Marcus ressaltou a importância do conselho para desenvolvimento econômico do município e citou algumas obrigações do conselho previstas na lei.

Ao final de seu pronunciamento o prefeito Mario Marcus reconheceu o apoio do poder legislativo e o trabalho das entidades. “Agradeço à Câmara de Vereadores, às entidades empresariais, ao Deputado Glaycon Franco, ao SEBRAE – o que faço nas pessoas dos consultores Tom Pires e Aristides Araújo e aos membros empossados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. E ao povo de Conselheiro Lafaiete que caminha conosco neste difícil momento econômico, mantendo acesa a confiança e a esperança de viver numa cidade com mais oportunidades, progresso e melhor qualidade de vida para todos”.

Para o sucesso do planejamento está sendo empreendido um esforço conjunto com a intenção de criar um processo dinâmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações que irão determinar o crescimento e desenvolvimento do município. “A semente está lançada! Agora depende de cada um de nós fortalecermos ainda mais esta união e avançarmos juntos, com muito trabalho, buscando as parcerias necessárias e caminhando para o futuro, contemplando efetivamente a cidade que queremos com uma economia forte e crescente, consolidando Conselheiro Lafaiete como polo regional do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e do Território das Vertentes”, concluiu o Prefeito Mário Marcus.

Fotos: Assessoria de Comunicação