Busca

Nossa região do Campo das Vertentes, foi destaque internacional

quarta-feira, 09 de novembro de 2022 às 08:19 - por, admin.

Queijo mineiro é premiado na França


Campo das Vertentes - Sabores do Sítio – Lúcia Resende (município de Tiradentes) foi bronze na competição mundial.


A produtora de queijo minas artesanais Marli Leite, do pequeno município de Sacramento, no Alto Paranaíba, recebeu o prêmio Super Ouro no Salão Mundial do Queijo, encerrado ontem em Tours, na França. Entre mais de 700 competidores de 20 países, 11 queijos produzidos em Minas Gerais foram premiados. 

O casal recebe há 10 anos apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que acompanha os passos da produção do queijo, desde a sanidade e alimentação do rebanho, até a produção final. “Orientamos sobre a adubação da pastagem, formação de piquetes, e até sobre a obtenção de crédito rural”, explica o técnico da Emater em Sacramento, Alison Rodrigues Sousa.

O queijo minas artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Há estimativas de que a atividade gera renda e emprego para cerca de 30 mil famílias num universo superior a 600 municípios de Minas.

Junto do marido, Joel Urias Leite, também de Sacramento, a produtora Marli Leite se destacou na terceira edição do evento francês Queijo Global e Produtos Lácteos (Mondial du Fromage et des Produits Laitiers). A produção de queijo da Fazenda Caxambu está entre 50 e 70 peças por dia. A comercialização é feita principalmente no município e região. A premiação na França foi recebida por Marli, que está participando de uma missão técnica promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), em parceria com a ONG SerTãoBras.

A veterinária da Emater Sílvia Passos integra a equipe que presta assistência técnica ao casal de Sacramento. Segundo ela, os produtores fazem parte do Programa Queijo Minas Artesanal, desenvolvido pela empresa desde 2007. “Nada foi da noite para o dia. É um trabalho de muitos anos, já que a família tem uma longa tradição da produção de queijo. A atuação do trabalho em família tem sido muito importante nesse processo”, afirma.

Sílvia avalia que o próximo desafio do casal é ampliar o mercado consumidor. “Atualmente, estamos trabalhando com a família para a obtenção do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), o selo do Ministério da Agricultura, que permite que eles comercializem em todo o país”, diz.

Acompanhe os outros CAMPEÕES nesta modalidade

Queijos de Minas Gerais premiados no Mondial du Fromage de Tours 

  Super Ouro

» Araxá – Fazenda Caxambu – Marli Leite (município de Sacramento)

  Prata

» Canastra – Capela Velha

» Serro – casca lavada – Cooperativa do Serro

» Serro – casca ácaros – Cooperativa do Serro

Canastra – Vale da Gurita

» Canastra – Reinaldo de Faria Costa (município de Vargem Bonita)

» Serro – Queijo Kankrej – Túlio Madureira

» Sul de Minas – Santo Casamenteiro – Queijos Cruzília

  Bronze

» Campo das Vertentes – Sabores do Sítio – Lúcia Resende (município de Tiradentes)

» Serro – Queijo Gir – Túlio Madureira

» Sul de Minas – Queijo d’Alagoa – Osvaldo Martins de Barros Filho

Com informações Emater-MG

Foto: Divulgação – Queijo de Minas, uma das maiores tradições gastronômica de Minas