Busca

Governador discutiu medidas de enfrentamento à covid-19

terça-feira, 19 de maio de 2020 às 14:48 - por, redacao.

Reuniões com gestores municipais


Zema ouviu demandas e debateu o retorno da atividade econômica das cidades.


O governador Romeu Zema participou nesta terça-feira (19/5), por videoconferência, da segunda rodada de reuniões com prefeitos para discutir as ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no Estado e retomada gradual do comercio.  
  
Durante seu pronunciamento, o governador destacou para os chefes de Executivo municipal que Minas, que o Estado ocupa a segunda posição entre os menores índices de mortes por coronavírus, atrás somente do Mato Grosso do Sul. De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, os números são: 4.977 casos confirmados e 167 óbitos.

Os baixos indicadores se devem à agilidade na adoção de medidas de isolamento e estruturação de Minas Gerais no combate à pandemia. O comportamento da população também deve ser destacado. O povo mineiro é mais ordeiro, criterioso e consciente para seguir as recomendações. Minas, corresponde a 10% da população brasileira, mas responde por apenas 1% dos óbitos”, afirmou.

 Na Linha de frente

Em Conselheiro Lafaiete, o prefeito Mário Marcus (DEM) junto com outros oito munícipes da região que pertencem à microrregião de saúde, participaram da videoconferência. Os políticos trataram sobre as medidas de enfrentamento na região e atualizaram o governador sobre as ações sanitárias e situações das cidades. Mário Marcus fez pedido de realização de demandas e apoio na área da saúde no município. A retomada das obras de conclusão do Hospital Regional, paralisadas desde 2012 e a crise econômica vivida por todas as  cidades vizinhas.

Uma proposta criada por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG) sugere a reabertura gradual de comércio, serviços e outros setores. C.Lafaiete sendo inserida na onda verde restringe o funcionamento das atividades econômicas, sendo permitidas apenas as atividades essenciais.
Mario demonstrou insatisfação quanto à limitação aplicada pelo programa e solicitou auxílio quanto à progressão da retomada econômica, uma vez que a cidade está adimplente com sua estruturação do sistema de saúde planejada para o enfrentamento da COVID-19 e tecnicamente mantém o controle na prevenção da doença.

 Foto: Gil Leonardi / Impressa- MG Texto Parcial / Ag. Minas