Na tarde de segunda-feira 1º de abril por volta de 16h50 equipes de bombeiro de Barbacena/MG foram acionados a comparecer no bairro João Paulo II, mais precisamente na rua Enfermeiro José de Melo onde um homem de 55 anos encontrava-se em sua casa, alegando que fora picado por uma aranha da espécie venenosa.
No local os militares verificaram que a vítima encontrava-se com dormência nas pernas e um intenso vermelhidão no pé direito e segundo ele, trabalha com reciclados e estava organizando o material no quintal de sua casa estando calçado apenas com um chinelo, quando percebeu uma forte ferroada nos dedos o que ocasionou o inchaço no local a vítima percebeu que se tratava de uma aranha da espécie armadeira que embora tentasse fugir a vítima conseguiu capturar e matar o inseto. Após atendimento foi observado que a vítima apresentava um quadro de cefaleia, tontura e vertigem, sendo imediatamente conduzido para o Hospital Regional da cidade.
Aranha Armadeira – Lana Magalhães /Professora de Biologia
A aranha armadeira é uma das mais venenosas do mundo. Também é chamada de aranha de macaco e aranha de bananeira. As aranhas armadeiras pertencem ao gênero Phoneutria. Na América do Sul ocorrem diversas espécies.
A aranha armadeira tem tamanho corporal de aproximadamente 4 cm. Porém, estendendo-se as pernas, o tamanho pode chegar até 15 cm.
O veneno da aranha armadeira e seus sintomas
O veneno é bastante ativo em humanos. Em crianças e pessoas idosas pode levar à morte. Entre os sintomas do veneno estão: dor no local da picada, pulso rápido, febre, suor, problemas respiratórios, vertigens e vômitos. É importante encaminhar a pessoa picada com urgência ao serviço médico. O tratamento envolve o uso de soro antiaracnídeo. Para combater a intensa dor também podem ser usados analgésicos e sedativos.
