Busca

Animal entra no quintal e morde moradora

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 às 09:58 - por, redacao.

Cão de rua, é preciso estar atento


Pelas ruas, próximo a comércios e supermercados, o mesmo problema, muitos cães abandonados pela sociedade e entidades que afirmam resolver um velho problema.


Na tarde desta quinta-feira (19/2), Bombeiros Militares de Conselheiro Lafaiete/MG foram acionados para comparecer na rua Jaci Rabelo, bairro Santa Rosa, onde uma senhora de 56 anos informou que um cão de raça indefinida, teria entrado no seu quintal e quando ela foi toca-lo para afugentar do quintal, o bicho avançou sobre a moradora, desferindo uma mordida em seu punho direito. Quando os militares chegaram, encontraram a moradora no interior de sua casa, tentando conter seu sangramento. Com o uso de um ‘cambão retrátil’ bombeiros conseguiram capturar o animal e o levaram para Central de Zoonoses.

Centro de Zoonoses

Da Redação / Por Carlos Pacelli

  • Jornalista, Cinófilo e criador especializado, registrado pela Confederação Brasileira de Cinofilia/CBKC e Fédération Cynologique Internationale- FCI

Nossas ruas estão cheias de animais de rua, não sabemos o que a divisão de Zooneses do município, apresenta de trabalho efetivo para diminuir este crescimento constante. Se fala em castração e adoções, mas é os riscos de cada cidadão. Nas ruas, próximo a estabelecimentos comerciais e agora, até mesmo na sua própria casa.  Fica um questionamento, quais seriam os trabalhos que esta entidade deveria estar apresentando para população. Observamos que na verdade, um departamento de tamanha importância, têm deixado de apresentar resultados efetivos. É só sair pelas ruas da cidade é observar um crescente número de filhotes e animais abandonados pelas ruas, alamedas e avenidas, seria um problema da falta de recursos ou incompetência?

Como se portar diante de um cão

Jamais estimule brincadeiras agressivas, pois eles não entendem a hora de parar, e caso ele se sinta incomodado, expressa o incômodo através da mordida; caso queira interagir com um animal, sempre pergunte ao responsável pelo cão se você pode se aproximar dele. Antes de tocá-lo, permita que ele te veja e cheire sua mão, vagarosamente; quando um animal desconhecido se aproximar de você, permaneça imóvel. Permita-o reconhecer seu cheiro. Não faça movimentos bruscos, pois isso pode trazer a sensação de que ele seria agredido. Lembre-se que, da mesma forma que reagimos ao susto com ações bruscas e, às vezes, agressivas, cães utilizam desta mesma defesa.

Foto: Ilustração/ Divulgação Internet – A moradora recusou socorro médico, não obstante foi orientada a procurar a Vigilância Sanitária para tomar a vacina anti-rábica.