Busca

Um resumo sobre os registros

terça-feira, 02 de junho de 2020 às 09:18 - por, redacao.

A Pandemia na região


Acompanhe os casos de Coronavírus nas principais cidades.


Em Conselheiro Lafaiete

Em um novo boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de saúde em Lafaiete, foram notificados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Epidemiologia, informou que foram confirmados mais dois novos casos de Coronavírus. Os pacientes encontram-se monitorados e em isolamento social. Até esta segunda-feira, dia 1º de junho, são 32 casos confirmados na cidade.                

– Reabertura do comércio local

Nota oficial de esclarecimento do comitê extraordinário.

O Comitê Extraordinário de Conselheiro Lafaiete COVID 19 esclarece, que a macrorregião de saúde Centro Sul, na qual nossa cidade se encontra inserida, estando no presente momento na onda branca do plano Minas Consciente, que permite o funcionamento das atividades econômicas essenciais e de baixo risco, conforme o posicionamento mais recente do Comitê Extraordinário COVID 19 da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Na tarde, da última segunda-feira, recebemos a deliberação do Comitê Extraordinário do Estado nº 59, onde ficam mantidas as classificações de baixo risco: “Onda Branca”. Portanto, fica mantido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais contidos nas ondas Verde e Branca do Programa Minas Consciente, e assim que houver novas deliberações por parte do Estado, tanto no sentido de avanço ou retrocesso de ondas, a população será comunicada, como sempre tem sido feito por parte da Administração Municipal, reafirmando o seu compromisso e a transparência na condução das suas ações.

Na cidade de Congonhas

A Secretaria Municipal de Saúde da vizinha cidade de Congonhas divulgou  que até as 11h de segunda-feira, 1° de junho, 24 casos de Covid-19 foram confirmados. Três casos confirmados de Covid-19 já receberam alta hospitalar após o cumprimento de isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências. Foram notificados 1.801 casos prováveis de infecção pelo coronavírus. Esse número se refere às pessoas que procuraram o Call Center ou os serviços de saúde com sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório.

Desses, estão sendo monitorados 483 casos da doença. Já foram descartados 1216, baseado em critério clínico ou encerramento do período de monitoramento. Outros 99 foram descartados por meio de resultado de exame negativo. Um óbito foi confirmado por Covid-19. Quatro foram descartados.

Na cidade de Ouro Branco

A Prefeitura Municipal informou oficialmente que até as 13h da segunda-feira, dia 1º junho, são registrados 467 casos notificados de pessoas residentes em OB, sendo:

  • 365: curados síndrome gripal (pessoas que manifestaram sintomas de gripe foram monitoradas por 14 dias e já estão recuperadas)
  • zero óbito
  • 37: descartados por exame da Funed/PCR
  • 51: Em monitoramento (São acompanhados pela Secretaria de Saúde moradores com síndromes gripais em geral e moradores que tiveram contato direto com casos confirmados).
  • 14: confirmados, destes:
  • 9: recuperados (Casos positivos monitorados por 14 dias e que não apresentam mais sintomas).
  • 4: em monitoramento de 14 dias
  • 1: Internado

 A pequena cidade de Piranga registra sua segunda morte

Asilo soma 6 dos 11 casos confirmados, com duas mortes.

Com pouco menos de 18 mil habitantes, Piranga já soma duas mortes por Covid-19. Segundo divulgado pela prefeitura da cidade na noite de ontem (31 de maio), o óbito mais recente foi de uma mulher de 72 anos, moradora do asilo. Ela era ex-tabagista, tinha problemas pulmonares e sequelas de um AVC.  No local também foi registrado os últimos três casos confirmados na cidade. Todos são funcionários do Lar São José de Piranga. Agora, já são seis os casos confirmados na instituição, inclusive um paciente que segue internado em Conselheiro Lafaiete, um dos recuperados e outros dois que ainda estão internados. A prefeitura da cidade informou que o asilo é uma instituição particular e todos os cuidados estão sendo redobrados.

Em Jeceaba

Três casos confirmados de Covid-19

Cidade segue em alerta com três casos confirmados de Covid-19: dois em monitoramento e um já considerado recuperado. 17 casos notificados já estão descartados e outros 4 seguem em investigação.

Em Ouro Preto

A cidade abre o mês de junho com 44 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus e um óbito por Covid-19. Até o momento, a cidade histórica de Minas tem também 206 casos notificados, 127 excluídos ou descartados e outros 35 casos em investigação. O balanço sobre a situação do pandemia no município foi divulgado nesta segunda-feira (1/6), por volta das 10h, pela Prefeitura Municipal e por meio da Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário Paulo Xavier, outros 35 casos seguem em investigação. Destes, 05 pacientes estão internados na Santa Casa da Misericórdia e outros 27 se encontram em isolamento domiciliar monitorado. A cidade investiga outros 03 óbitos.

De acordo com o representante da pasta, todos os pacientes confirmados foram submetidos a testes da Swab, os quais foram encaminhados à Fundação Ezequiel (Dias Funed). Agora a Secretaria de Saúde aguarda o resultado e informou que os mesmos deverão ser divulgados em breve.

Na cidade de Barbacena

Nesta segunda-feira 1º de junho o médico infectologista Herbert Fernandes confirmou mais cinco casos positivos para Covid-19, nas últimas 24 horas. O total de casos confirmados chega a 279. O número de óbitos se mantém em 4. Atualmente seis leitos estão sendo ocupados para pacientes suspeitos ou confirmados pelo coronavírus; dois aguardam resultados dos exames e quatro já estão confirmados.

Esclarecimentos

É essencial que a população siga as orientações das autoridades em Saúde e faça o isolamento social, fique em casa, use máscaras e sigam todos os protocolos de higiene pessoal e de seus objetos. Todas as prefeituras acima, reforçam a importância do uso de máscaras, que sejam seguidas as orientações de higienização e sobretudo que sejam evitadas aglomerações.

Funcionários e colaboradores de estabelecimentos comerciais, industriais, pessoas jurídicas e órgãos públicos da Administração Municipal direta ou indireta, Estadual ou Federal, usuários e condutores de transporte coletivo, individual e taxistas devem seguir rigorosamente as normas de segurança divulgada por todo país .