Busca

C. Lafaiete ainda não registra morte por “Covid-19”.

segunda-feira, 13 de abril de 2020 às 09:57 - por, redacao.

Autoridades negam


Leitor que usa rede social deve ficar atento as armadilhas causadas para aumentar audiência. Jornalismo são fatos e apurações, não suspeitas levadas ao vento, como uma pandemia.


Uma informação desencontrada, numa imbecil necessidade de rápida informação  na comunicação, foi o resultado desastrado da notícia que circulou pelas redes sociais a respeito do registro de um atestado de óbito, onde a vítima poderia ter como causas, três fatores descritos e separados por uma (,). A vítima do sexo masculino vinda de uma cidade próxima foi socorrida e falecida no Hospital e Maternidade São José no último dia (9/4). Conforme o laudo médico era mencionado no atestado de óbito (insuficiência respiratória, Covid-19, enfisema pulmonar).

Na oportunidade diante de tal incerteza, a família não pôde realizar o velório, sendo o homem sepultado poucas horas depois da morte com caixão lacrado, que saiu do hospital direto para o cemitério, como manda o protocolo funerário para vítimas supostas com a doença coronavírus.

Diante da incerteza

A notícia desencontrada espalhou com pólvora acessa neste domingo (12/4), como um dos papeis fundamentais do jornalismo é a apuração dos fatos, a Secretária de Saúde de C. Lafaiete, através da sua coordenadora Rita de Kassia, divulgou que não havia sido confirmado nenhuma morte por “coronavírus” no município. Em nota, o Hospital e Maternidade São José publicou que não é possível afirmar a causa morte do paciente, sem o resultado confirmado pelos laboratórios. Neste primeiro momento, as autoridades afirmaram que não existe nenhum caso assegurado da doença  “Covid-19’ no município.

Diante de um alarde desencontrado causado pela notícia, o Hospital e Maternidade São José emitiu uma nota negando que o paciente tenha falecido por coronavírus. Segundo a entidade hospitalar, o paciente teria entre as causas a doença crônica pulmonar grave, fazia uso de oxigênio e medicamentos domiciliares contínuos, sem história de contato prévio com casos suspeitos pela doença. Nossa redação termina com uma observação clara que até o exato momento, trata-se de caso suspeito, ainda não confirmado da doença “Covid-19”. Qualquer declaração contrária a este fato é leviana e mentirosa.

Nota oficial do Hospital e Maternidade São José a respeito do caso