Busca

Animal nasce com duas cabeças e assusta produtor rural na cidade de Itaverava

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018 às 17:23 - por, redacao.

 Bezerros siameses


Bezerro tinha as cabeças formadas na ponta de um mesmo pescoço.


O caso é considerado raro, no reino dos bovinos. Um bezerro nasceu com duas cabeças em uma propriedade rural na cidade de Itaverava/MG, cidade localizada a 24 KM de Conselheiro Lafaiete. O nascimento do mamífero ocorreu na manhã de quinta -feira  (20/12). Para fazer o parto do animal, o criador Paulo Benedito Carvalho Leão, precisou realizar uma cirurgia cesariana na vaca. Como o bezerro tinha apenas um pescoço, caso raro na área veterinária, acabou morrendo logo após o procedimento.

“A vaca estava fazendo muita força para criar, mas não criava. Ao perceber a aflição do bicho Paulinho como é conhecido, percebeu que havia algo de errado. Logo observou que o bezerro  seria diferente. Conforme criador, o animal tinha a formação das duas cabeças completas, com olhos, narizes, orelhas e bocas, mas as duas cabeças estavam formadas em um único pescoço. A condição deixa esta anomalia ainda mais rara.

“Isso acontece quando a gestação é de gêmeos e os embriões não são capazes de se separar e gerar dois bezerros separados. Quando isso ocorre, dificilmente o animal consegue sobreviver”,  observou o criador. O bezerro morreu minutos após o parto, a vaca depois de medicada recupera do difícil momento,  Paulinho conta que a situação foi muito inusitada para todos.

“Gravamos fotos e vídeos para demonstrar a anomalia cientificamente. Desta forma, alguns estudantes da área médica podem conhecer e estudar o caso” informou Carvalho Leão ao jornalista Ricardo Alexandre.

Fotos: Ricardo Alexandre/ O Bezerro nasceu com duas cabeças em um mesmo pescoço