Busca

Vacinação em C. Lafaiete

quinta-feira, 22 de outubro de 2020 às 09:04 - por, redacao.

Contra a raiva animal


Tudo o que você precisa saber sobre a imunização.


Uma das doenças mais perigosas que o seu cachorro pode ter,  a raiva canina é causada por um vírus agressivo, que tem como principal objetivo atingir o sistema nervoso central do animal. Além de ser uma zoonose igualmente delicada no corpo humano, a vacinação contra raiva é a única forma que você tem de proteger o seu amigo dessa doença, já que a cura para animais ainda não existe e o tratamento indicado depois do diagnóstico, geralmente, é a eutanásia. Justamente por isso, o ideal é que você saiba tudo o que puder sobre a imunização, que, inclusive, é obrigatória em todo o território nacional.

Vacinação contra raiva: por que ela é obrigatória em todo o território nacional?

A vacina contra raiva canina é uma das que formam a  lista de imunização obrigatórias no cachorro por ser a única forma de proteção do animal. Mas, mesmo assim, ela é a única que tem a obrigatoriedade pautada na lei. Em todo território nacional, campanhas de vacinação contra raiva são organizadas anualmente para que o os cachorros sejam imunizados. Isso acontece, justamente, porque a vacinação contra raiva é uma questão de saúde pública: o cachorro com raiva é o principal vetor de transmissão da doença para humanos por causa da proximidade que nós temos com esses animais. Ou seja, um animal vacinado não fica doente e, consequentemente, não passa a doença para mais ninguém — seja animais ou pessoas. Vale lembrar que a vacinação contra raiva também existe para humanos: se prevenir de todas as formas possíveis é sempre a melhor opção.

Assim como acontece com as outras vacinas, obrigatórias ou não, o ideal é que o seu cachorro seja protegido antes de ter contato com o que causa a doença. A melhor forma de fazer isso é nos primeiros meses de vida do animal: a primeira dose da vacina contra raiva deve ser aplicada quando o cachorro tem a partir de 120 dias (quatro meses de idade), quando os anticorpos da mãe não têm mais o poder de cortar o efeito. Ela também deve acontecer antes do animal começar a passear na guia, tendo contato com o chão e com outros animais. Essa vacina deve ser reforçada anualmente, seja nas campanhas de vacinação ou de forma particular, com o seu veterinário de confiança: o que for mais prático para você, é o válido.

Em Conselheiro Lafaiete, a vacina antirrábica será aplicada no próximo sábado (24/10) das 8h às 17h. A vacinação contra raiva é gratuita.

Confira os locais de vacinação:

E. M. Marinho Fernandes; E. M. Júlia Miranda;E. M. CAIC;E. M. Jair Noronha;E. M. Pedro Resende;E. M. Olavo Mendes Brandão;E. M. José Castelões de Menezes;E. M. Alfredo Laporte Ø E. M. Nilce Moreira;ESF Amaro Ribeiro;ESF Bela Vista;ESF Cachoeira;ESF Carijós;ESF Fonte Grande;ESF Lourdes; ESF Moinhos/ Santa Maria;ESF Morro da Mina;ESF Museu;ESF Paulo VI, ESF Progresso, ESF Santa Cruz II.ESF Santa Efigênia;ESF Santa Matilde;ESF Santo Antônio;ESF Santuário; ESF São Dimas;ESF Sion;ESF Vista Alegre;Centro Regional de Saúde Santa Cruz;Centro Regional de Saúde Santuário;Centro Regional de Saúde São João;Unidade Básica de Saúde Albinópolis;Unidade Básica de Saúde Belavinha;Unidade Básica de Saúde Bom Pastor;Centro Comunitário Cachoeira