Busca

Estoque reforça câmara fria do município

quarta-feira, 09 de março de 2022 às 07:39 - por, redacao.

Covid-19 em Congonhas


UBS’s iniciam a distribuição de 4 mil doses de vacinas para combater a pandemia.


A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS, por meio do setor de Imunização, informa que recebeu mais um lote com 4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira (08/03). Elas serão direcionadas às UBS’s de todo o Município e estarão disponíveis já a partir desta quarta-feira (9/3).

Vale reforçar que a vacina é o método mais eficaz para, em caso de contaminação, prevenir que a doença não evolua para quadros mais graves, como ocorreu no início de 2022 com registro de muitas internações e óbitos, inclusive. Não espere uma ligação da UBS de seu território para o agendamento. Entre em contato você mesmo e garanta sua dose.

As 4 mil doses que chegam a Congonhas renovam o estoque para aplicação imediata da seguinte forma:
AstraZeneca para reforço (ou seja, 3ª dose);
Pfizer: 2ª dose e dose de reforço para quem ainda está com o quadro vacinal incompleto; Janssen: 2ª dose.

Dose de Reforço na UPA:
O setor de Imunização da SMS fará, novamente, um plantão para aplicação de doses de reforço nesta quinta-feira, 10 de março, das 13 as 15 horas, na entrada administrativa da Secretaria de Saúde, ao lado da UPA, para as pessoas que tenham tomado a 2ª dose há mais de 04 meses.

Observação de reforço por imunizante:
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a 2ª dose, preferencialmente com imunizante da Pfizer, mas, caso não esteja disponível, as vacinas AstraZeneca ou Janssen estão liberadas.

Para quem tomou o imunizante Janssen, que inicialmente seria em dose única, a de reforço deve ser aplicada dois meses após a aplicação da dose única com imunizante do mesmo fabricante.

Para quem tomou CoronaVac, a 2ª dose deve ser tomada de 28 dias após a aplicação da 1ª. No caso de quem recebeu a 1ª dose da AstraZeneca, a 2ª deve ser aplicada 60 dias após a 1ª. Já para aqueles que receberam a 1ª dose da Pfizer, a 2ª dose deve ser 21 dias após a aplicação da 1ª.

Foto & Texto: Assessoria de Comunicação – PMC