Busca

Faltam leitos de UTI

quarta-feira, 29 de abril de 2020 às 14:22 - por, redacao.

Em C. Lafaiete


Durante reunião, prefeito Mario Marcus alerta.“É cedo para reabertura do comércio local”.


Durante um encontro na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, na manhã de terça-feira (28/4), o prefeito Mário Marcus (DEM), deixou claro aos vereadores, “ainda é cedo para reabertura do comércio local”, informou.  Durante encontro, o munícipe informou a situação do São Camilo, local que servirá como hospital de campanha da cidade.  

As obras ainda estão em fase de acabamento do telhado (Foto), somente depois desta etapa, devem se iniciar as reformas das instalações elétricas e hidráulicas na edificação. A Prefeitura investiu um total aproximado de 130 mil reais de recursos próprios, o restante do orçamento provém de contribuições voluntárias de empresas privadas, como a Gerdau, além de um valor obtido pela própria administração do hospital, junto a campanhas filantrópicas dos colaboradores da entidade.

Mário Marcus, garantiu que o objetivo é implantar 60 leitos, sendo 10 deles direcionados para Unidade de Terapia Intensiva -UTI no São Camilo; toda estrutura  deve ainda ser incrementada com mais 10  leitos construídos na  Policlínica Municipal, exclusivamente para o tratamento de vítimas do novo coronavírus.

Até o momento, persiste a dificuldade na aquisição dos respiradores, já que nenhum equipamento chegou até o momento, nem do Governo Federal, nem do Governo do Estado. Uma solução pode acontecer com o apoio do terceiro setor, onde um termo de Ajustamento de Conduta – TAC poderá ser firmado pela Siderúrgica Gerdau, junto Ministério Público.

Comércio local

Durante o encontro, a respeito do comércio local o prefeito declarou junto aos parlamentares, que as lojas vão continuar fechadas. A reafirmação certamente tem como principal motivo, a falta de vagas de leitos apropriados para o combate da pandemia. Aos comerciantes e consumidores, o munícipe lembrou que é importante ter paciência e tranquilidade neste momento.

Foto: Jornalista Carlos Pacelli / Muito ainda se tem a fazer no Hospital São Camilo, mas o cronograma marca a previsão de inauguração das obras, nos próximos 15 dias. Agora, cabe rezar para que tudo seja concluído neste curto espaço de tempo