Busca

Jovens de 20 a 49 anos concentram casos de Covid19

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021 às 09:26 - por, redacao.

Em Congonhas


Desde o início da pandemia 1.258 jovens congonhenses com idade entre 20 e 39 anos já foram infectados pelo coronavírus.


Com a mudança de comportamento da população e o relaxamento da quarentena, o número de diagnósticos positivos para a Covid-19 voltou a crescer em todo país. Em Congonhas/MG, os adultos jovens representam a maioria dos infectados pelo coronavírus, segundo último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta quinta-feira, 14/01.

De acordo com os registros oficiais, pacientes de 20 a 39 anos representam atualmente 42,8% dos casos positivos de Covid-19. Ao serem acrescentados os casos confirmados em pessoas com idade entre 40 a 49 anos, o percentual chega a 60,2%.

Desde o início da pandemia 1.258 jovens congonhenses com idade entre 20 e 39 anos já foram infectados pelo coronavírus. Outros 511 casos foram confirmados em adultos de até 49 anos.

Apesar dos jovens não fazerem parte do grupo de maior risco para a doença, o número elevado de casos positivos entre eles preocupa Ana Paula da Cruz que faz parte da Diretoria de Atenção Básica de Congonhas. “Muitos destes pacientes jovens não tem sintomas graves da doença e alguns são até assintomáticos, mas é aí que mora o perigo. Na maioria das vezes este grupo pode estar levando o vírus para dentro de casa e infectando pessoas mais velhas que acabam desenvolvendo formas graves da doença inclusive, com maiores chances de óbito” salientou.

Desde segunda-feira (11/01), os bares ficaram impedidos por decreto de receber clientes numa tentativa de frear as aglomerações principalmente entre o público mais jovem.

A Diretoria do Núcleo de Atenção Básica que engloba o Setor de Epidemiologia da cidade reforça a necessidade de uma maior conscientização e responsabilização dos jovens no atual cenário da pandemia. “Ainda não é o momento de se aglomerar em viagens, festas, baladas e resenhas. A situação dentro dos hospitais é muito séria, pessoas continuam morrendo todos os dias. Os jovens precisam ter um pouco mais de paciência e cuidado com o próximo e consigo mesmo”, destacou Ana Paula.

Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira, 60% dos leitos clínicos e de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19 estão ocupados em Congonhas. Desde o início da pandemia, 27 pessoas perderam a vida na cidade; 96,3% destes óbitos foram em pessoas com mais de 50 anos.

Foto: Reinaldo Silva/ Assessoria de Comunicação PMC