Busca

A saúde na região ainda tem esperança de mais uma instituição hospitalar .

sábado, 06 de julho de 2019 às 14:30 - por, redacao.

Hospital regional


Empresas e instituições demonstram interesse em concluir hospitais regionais em Conselheiro Lafaiete.


O Governo do Estado deu mais uma demonstração de interesse na retomada das obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete/MG. Nesta sexta-feira, (5/7), uma comitiva composta pelo prefeito Mário Marcus (DEM), o deputado estadual, Glaycon Franco a secretária de municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo; o técnico em edificações da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Gilson Rodrigues de Almeida e pela engenheira civil da Secretaria de Estado de Saúde, Eliana Lelis dos Santos Xavier, visitaram as obras inacabadas do hospital às margens da MG-129.

O Governo do Estado está realizando estudos e levantamentos que subsidiem a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e colocação em operação dos Hospitais Regionais do Estado.

A visita faz parte do desdobramento da assinatura do ajustamento do Termo de Cooperação Técnica entre o município de Conselheiro Lafaiete e o Estado de Minas Gerais para o chamamento público com vistas ao estabelecimento de futura Parceria Público Privada visando à retomada e finalização da construção e financiamento dos serviços de saúde do Hospital Regional.

Os técnicos vieram conhecer a realidade, como está a estrutura do que já foi construído e o que falta para terminar os trabalhos. Ao término da visita técnica, o prefeito Mário Marcus (DEM) enfatizou que segundo informações já existem 28 empresas e instituições interessadas em concluir os 10 hospitais regionais cujas obras foram interrompidas em todo o estado. Dentre estes potenciais parceiros estão instituições estrangeiras, consórcios de saúde e universidades. Esperamos que finalmente possamos concluir essa obra que trará uma mudança significativa para saúde não apenas de Conselheiro Lafaiete mas de toda região.

A obra do Hospital regional foi Iniciada em 2009 e paralisada em 2012 e desde então o Governo do Estado não retomou o projeto. O atual Governador Romeu Zema (NOVO) vem discutindo com a atual gestão a importância da retomada da obra para Conselheiro Lafaiete e região, tendo inclusive criado um grupo de trabalho para esse fim.