Busca

Campanha em Conselheiro Lafaiete

quarta-feira, 25 de julho de 2018 às 19:25 - por, redacao.

“Junho amarelo”


Dia mundial de Combate às Hepatites B e C .


No dia 27 de Julho será realizado na praça da rodoviária das 09:00 às 15:00h o evento “Dia Mundial de Combate às Hepatites B e C” para conscientização, prevenção, diagnóstico e controle das hepatites virais B e C. A equipe do Centro de Promoção da Saúde estará realizando aconselhamento, distribuição de folders, preservativos e realização de testes rápidos das doenças (Hepatites B e C, HIV e Sífilis).
A comunidade também poderá aproveitar o momento e realizar a conferência do cartão de vacina e até mesmo ser vacinado contra a hepatite B. Segundo a Coordenadora do CPS, Alésia Fernandes o evento é importante para informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatite B e C, encorajando a prevenção, diagnóstico e tratamento. As hepatites virais seguem sendo uma epidemia silenciosa, porque a maioria das pessoas que tem hepatite não sabem, já que as infecções levam até anos para manifestarem os sintomas.

Estima-se pelo menos 400 milhões de pessoas infectadas cronicamente pelos vírus das Hepatites B e C mundialmente. As hepatites virais crônicas, inicialmente silenciosas, demoram vários anos para desenvolver complicações que podem levar a cirrose hepática e câncer hepático, o maior complicante é que a maioria desconhecem sua situação sorológica, enfatiza Alésia. As mortes de pessoas infectadas pelos vírus da hepatite B e hepatite C são superioriores as mortes por HIV/AIDS, sendo as hepatites virais responsáveis por mais de um milhão de mortes a cada ano no mundo. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e progressão da doença e suas consequências.