Busca

Suspeita deixa Congonhas em alerta

segunda-feira, 08 de Janeiro de 2018 às 15:44 - por, redacao.

Meningite


Autoridades de Saúde do município, pública nota oficial a respeito da morte de uma adolescente e internação da sua irmã.


A Secretaria Municipal de Saúde da vizinha cidade de Congonhas/MG informou em nota oficial que ainda aguarda a divulgação do resultado dos exames realizados na capital para confirmação da suspeita de um caso de meningite ocorrido na cidade. A vítima fatal teria dado entrada no Hospital Bom Jesus, onde apresentou piora do quadro clínico, sendo transferida para o Hospital do IPSEMG, em Belo Horizonte.  Ellen de Andrade de 11 anos era aluna do 6º ano do Colégio Arcebispo Dom Oscar de Oliveira na cidade. A menina faleceu na quinta-feira (4/1) e foi sepultada em na cidade de Entre Rios de Minas.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde informa, em nota oficial, que buscará, de acordo com o resultado dos exames, ações preventivas e até vacinais para a cobertura profilática necessária.

Após a morte de uma criança e a internação da irmã dela, esta semana, a Secretaria de Saúde de Congonhas aguarda a divulgação do resultado dos exames realizados em Belo Horizonte para tomar novas medidas necessárias, já que a equipe de Epidemiologia tem se cercado das precauções cabíveis com relação aos familiares, profissionais de saúde e outras pessoas que tiveram contato com a vítima, para o caso de haver confirmação do diagnóstico sugerido de meningite. Esta equipe tem mantido contatos constantes com o hospital na capital mineira.

A vítima fatal foi atendida na UPA 24 de Congonhas e em seguida, encaminhada para o Hospital Bom Jesus, onde apresentou piora do quadro clínico, sendo transferida para o Hospital do Ipsemg, em Belo Horizonte. A irmã dela também passou pela UPA e, em decorrência da gravidade do caso, também foi transferida direto para o mesmo hospital em Belo Horizonte. Informações preliminares dão conta de que o quadro da irmã apresenta melhoras. Os exames desta também são aguardados.

A Secretaria de Saúde buscará, de acordo com o resultado dos exames, ações preventivas e até vacinais para a cobertura profilática necessária.