Busca

“Teste Rápido” nas unidades de saúde

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 10:22 - por, redacao.

Na cidade de Congonhas


Sobre critérios de priorização de testagem para Covid-19.


A Secretária Municipal de Saúde da cidade de Congonhas/MG comunica a população que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, encaminhou Nota Técnica orientando sobre critérios de priorização de testagem para Covid-19. A partir desta segunda-feira (24/01), só serão testados com “Teste Rápido” nas unidades de saúde, pessoas que tenham mais de um sintoma sugestivo de Covid-19 e que pertença ao grupo listado abaixo:

*Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG que exija hospitalização por sintomas respiratórios;

*Trabalhadores da Saúde, de Instituições de Longa Permanência, Segurança Pública e Educação;

*Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto);

*Indivíduos com condições clínicas de risco de morte;

* População ou grupo de social de alta vulnerabilidade;

*Pessoas não vacinadas ou com apenas 1 dose da vacina contra Covid-19.

Serão ainda testados com Teste de RT-PCR os indivíduos na seguinte situação:

*Casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, Síndrome Gripal em profissionais da Saúde que tenha testado negativo no Teste Rápido Antígeno;

*Amostragem de no máximo 3 exames de pessoas participantes de suspeita de surto;

*Óbitos suspeitos de Covid-19;

* Casos suspeitos de reinfecção;

*Amostragem de unidade sentinela de pacientes com Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave;

*Casos de suspeita de efeito adverso pós vacinação;

*Gestantes assintomáticas entre a 37° e 38° semana de gestação;

*Usuário assintomáticos paciente/doador de transplantes;

*Casos suspeitos sintomáticos proveniente de fronteiras, países e áreas com circulação de variantes nos últimos 14 dias.

Lembrando que os pacientes que apresentam sintomas e tenham resultado de Teste Rápido negativo, não deve ser descartado o diagnóstico da doença, por isso, mesmo assim, o isolamento deve ser mantido conforme orientação da equipe de Saúde.

Indivíduos assintomáticos que necessitarem de teste para hospitalização e para realização de cirurgias eletivas, a coleta deve ser realizada na instituição no momento da admissão. Os testes Rápidos e RT-PCR do SUS não devem ser utilizados para antecipar a saída de isolamento nem para acessar locais público.

ASMS informa ainda que esta não é uma decisão Municipal e sim Estadual consequente de um desabastecimento de insumos para confecção de testes de detecção da doença e que a medida é para assegurar o abastecimento destes exames para vigilância e atenção médica.

Também não existe possibilidade no momento do Município adquirir estes testes por não ter disponível no mercado. A Secretária Municipal de Saúde reforça ainda que a melhor forma de conter a circulação do vírus é cumprindo o isolamento de pacientes com suspeita ou positivo para Covid-19. Ressaltamos ainda sobre a utilização correta da máscara facial, higienização das mãos, evitar aglomeração e esquema vacinal completo.

Foto: Fábio Marcheto –  Divulgação / Assessoria de Comunicação PMC

“Teste Rápido” nas unidades de saúde, PMC, priorização de testagem