Busca

Congonhas começa a aplicar 60 doses de Pfizer Baby

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 às 09:02 - por, redacao.

Nesta quinta-feira (29)


Secretaria de Saúde alerta para Escassez de vacinas - As equipes de saúde estão atuando de forma estratégica para distribuir as poucas doses


A Secretaria de Municipal de Saúde vai vacinar nesta quinta-feira (29), 60 crianças na faixa etária de 2 anos e 10 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com a primeira dose da vacina Pfizer Baby. A imunização vai acontecer na UBS Centro II (antiga Clínica da Criança) de 7h30 às 12h. As crianças desta idade do Pires, Alto Maranhão, Joaquim Murtinho e adjacências receberão o imunizante nas suas respectivas UBS’s.

Agentes de Saúde realizaram o mapeamento da população com esta idade em toda cidade e estão realizando o contato com as famílias para agendamento da aplicação da vacina que protege contra as novas variantes do coronavírus. De acordo com a Central de Imunização, a vacinação obedece ao critério de idade (do mais velho para o mais novo), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Crianças com comorbidades graves e em situação de abrigos já foram imunizadas.

O esquema vacinal dessas crianças deverá ter três doses, sendo o intervalo de 30 dias da primeira para a segunda. Já a terceira dose deve ser aplicada após 60 dias da segunda.

ESCASSEZ DE VACINAS PARA IMUNIZAR CRIANÇAS EM GERAL

Segundo a Central de Imunização, Congonhas não tem recebido doses suficientes de vacinas para atender toda a demanda da população infantil (de 6 meses a 11 anos de idade). As equipes de saúde estão atuando de forma estratégica para distribuir as poucas doses que o município recebe e trabalham junto à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para tentar regularizar a situação da Coronavac. Ao todo 126 crianças de 3 e 4 anos ainda não receberam da 2ª dose deste imunizante.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, não há previsão de novos repasses de vacinas, em virtude disto a vacinação de crianças de 4 a 6 anos também continuará afetada aguardando a entrega de novos lotes de imunizantes por parte do Ministério da Saúde.

Foto: Reinaldo Silva –Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Congonhas