Busca

C.Lafaiete pode regredir a qualquer momento

terça-feira, 05 de janeiro de 2021 às 09:52 - por, redacao.

Onda Vermelha “ALERTA GERAL”


Cidade vive um aumento crescente de casos de Covid-19; leitos de UTI chega a quase 60 % de internação.


Cresce com rapidez o número de casos registrados pelo coronavírus em Conselheiro Lafaiete/MG, segundo alguns especialistas da região, um dos motivos pode acontecer em virtude das comemorações do final de ano. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os próximos números da pandemia, pode definir de forma efetiva, as novas regras sobre o enfrentamento da doença.

Município divulga

Nota oficial; 4 de dezembro de 2021

” A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que continua acompanhando a evolução dos indicadores epidemiológicos em relação a Covid-19 durante esta semana. A próxima análise será crucial para definição de novas ações de enfrentamento e protocolos sanitários.

Segundo o setor de saúde, sobretudo, devido a volta das festividades de Natal e Réveillon, os próximos dias serão decisivos. No entanto, todas as decisões serão tomadas com muita responsabilidade e após a análise da situação considerando a capacidade de atendimento hospitalar e nível da taxa de confirmação de novos casos.

A preocupação atual está em relação à situação de municípios que compõem a macrorregião de saúde, que já não contam com leitos disponíveis, sendo que estes pacientes são encaminhados a outros municípios referenciados pelo SUS, como Conselheiro Lafaiete, que tem recebido pacientes de diversas cidades.
O grupo da área da saúde criado recentemente, composto por profissionais do município e SRS/MG, está monitorando diariamente o quadro e a qualquer momento a cidade poderá regredir à Onda Vermelha, caso haja aumento significativo dos índices da taxa de ocupação de leitos de UTI e/ou clínicos COVID-19.

Caso aconteça a regressão só poderão funcionar no município os serviços essenciais, ficando fechados os demais estabelecimentos. A Secretaria de Saúde alerta mais uma vez que para evitar a regressão é necessário que os cuidados continuem sendo tomados por todos, principalmente evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.

A colaboração de todos é de fundamental importância neste enfrentamento.”

Cidade confirma mais uma morte e 59 novos casos

Confirmado na tarde desta segunda-feira (4/1) pela Secretaria Municipal de Saúde, a 27º morte e o registro de 59 novos casos da doença.  A última vítima, seria um homem de 85 anos, sem comorbidades, internado no Hospital e Maternidade São José desde o dia 15 de dezembro de 2020. Um óbito ainda continua sob investigação e a cidade registra 2.737 casos confirmados da doença. Seguem internados 169 pacientes, nos dois hospitais que atende os casos (São José e Hospital de Campanha) no total se registra um índice de ocupação de quase 60%.

Acompanhe o gráfico

Foto: Imagem Drone Estadoatual Eventos/ Jornalista Carlos Pacelli – C. Lafaiete faz parte da Macrorregião Centro-Sul e diversos municípios que a compõem não possuem mais leitos disponíveis. Nesse caso, os pacientes são encaminhados pelo SUS para outras cidades, como Lafaiete.