Busca

Reabilitação profissional do INSS

terça-feira, 27 de agosto de 2019 às 08:31 - por, redacao.

Oportunidade


Trabalhadores na cidade de Congonhas são beneficiados pelo programa.


Aconteceu entre os dias 22 e 23/08 na agência do INSS em Congonhas/MG, entrevistas de empregos para os segurados que são acompanhados pelo INSS. Todos os segurados no programa apresentam algum tipo de limitação (deficiência) que gerou o benefício. Essa ação é uma parceria entre a gerência do INSS em Barbacena e a empresa VSB. A empresa precisa cumprir cotas de vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS. Estão sendo ofertadas 80 vagas de empregos para os candidatos pleitearem.

O que é?

A Reabilitaçao Profissional é um serviço do INSS que tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho, por motivo de doença ou acidente, os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho.

O atendimento é feito por equipe de médicos, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

A reabilitação profissional pode ser prestada também aos dependentes, de acordo com a disponibilidade das unidades de atendimento da Previdência Social.

Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.

O INSS fornecerá aos segurados recursos materiais necessários à reabilitação profissional, quando indispensáveis ao desenvolvimento do respectivo programa, incluindo próteses, órteses, instrumentos de trabalho, implementos profissionais, auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

O trabalhador em gozo de auxílio-doença terá prioridade de atendimento no programa. Não há prazo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito à reabilitação profissional.

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília)

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.

Foto: Divulgação do evento