Busca

Registro num rebanho em Carandaí

sexta-feira, 05 de novembro de 2021 às 10:12 - por, admin.

Raiva Bovina


Autoridades se reuniram para medidas a serem tomadas na localidade.


Nesta última semana manhã autoridades municipais da cidade de Carandai/MG se reuniu com representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), entidade vinculada à Secretaria de Agricultura, para discutirem acertos sobre uma confirmação de um caso de raiva bovina no município. Na oportunidade estiveram presentes os fiscais agropecuários Rodrigo de Faria Paiva e José Alcides Cobucci, Secretário de Agricultura Célio Manulli, Secretário de Meio Ambiente Luís Arthur e o médico veterinário Welington Alves.  Na ocasião, o Secretário de Agricultura, informou que o registro de raiva bovina em rebanho é de um proprietário rural na cidade e observaram ações conjuntas entre a Prefeitura e os órgãos para evitarem o surgimento de novos casos.

Como você combater a doença

– Vacinando o rebanho uma vez ao ano, ou de acordo com as orientações do IMA;
– Comunicando ao IMA a existência de abrigos de morcegos
(cavernas, bueiros, ocos de árvores, furnas, casas abandonadas na propriedade);
– Notificando ao IMA os casos de morte de animais com suspeita da doença, para coleta de material e exame em laboratório (gratuito).

VACINE CONTRA A RAIVA – A RAIVA NÃO TEM CURA – MATA

TELEFONES:
– IMA – 3361-1435

Foto: Ilustração / Divulgação Banco de Imagem Internet –Os transmissores da raiva bovina são os morcegos hematófagos que são portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva, por meio da saliva do morcego infectado que, pela mordedura ou lambida em alguma ferida aparente do animal, transmite a raiva.