Busca

Combate ao sarampo

quinta-feira, 10 de outubro de 2019 às 16:32 - por, redacao.

Saúde


Campanha nacional intensifica vacinação de crianças e adultos na cidade de Congonhas.


A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou com foco em dois grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos. A vacina tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola, está disponível nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou no Horário do Trabalhador, até às 20h.

Em Congonhas, são, aproximadamente, 3.400 crianças com essa faixa etária. A meta é que 95% delas sejam vacinadas até o dia 25 de outubro, quando se encerra essa primeira fase. O Dia D será realizado no dia 19 de outubro. As agentes comunitárias de saúde estão checando a situação vacinal do público-alvo.

Já o segundo grupo, formado por adultos de 20 a 29 anos que não estão com o cartão de vacinação em dia, a imunização começa no dia 19 de novembro. O Dia D será realizado no dia 30 de novembro.

Previna-se!

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os congonhenses a manterem seus cartões de vacina sempre atualizados. É importante levar o documento até a UBS mais próxima para verificar a necessidade de imunização não só contra o sarampo, mas contra qualquer outra doença. As agentes comunitárias de saúde também estão passando de casa em casa para verificar o documento e orientar os moradores.

Sarampo

Segundo dados do Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Os sintomas incluem febre alta, acima de 38,5°C; exantema maculopapular generalizado; tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento do exantema. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença.

Texto e Foto: Secom/ Asssessoria de Comunicação PMC