Busca

C. Lafaiete e Congonhas recebem novas doses

quarta-feira, 19 de maio de 2021 às 10:14 - por, redacao.

Vacinação na região


Cidade de Ouro Branco divulga etapas contra a Gripe Influenza.


Na terça-feira (18/05) mais doses das vacinas dos laboratórios Butantan e Fiocruz para o combata contra a pandemia chegaram as cidades de C. Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. Em C. Lafaiete a Secretaria de Saúde confirmou 2.340 doses recebidas dos laboratórios, 1.180 serão para segunda dose de pessoas entre 65 e 69 anos, 175 serão para a segunda dose da comunidade quilombola, 282 serão para primeira dose de pessoas comorbidades e pessoas com deficiências permanentes graves e as outras 690 serão para pessoas com a segunda dose atrasada.

Na cidade de Congonhas, foi confirmado o recebimento de 560 doses da vacina da AstraZeneca/FioCruz. Destas, 460 serão destinadas para aplicação da segunda dose em pessoas de 65 a 69 anos e as outras 130 serão para pessoas com comorbidades na faixa etária de 55 a 59 anos.

Em Ouro Branco

Vacinação contra a Gripe Influenza

O Município de Ouro Branco, assim como todos os municípios brasileiros, inicia a 2ª etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nessa etapa, além dos grupos já elegíveis na 1ª fase da campanha, como os profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, poderão ser vacinados os idosos com idade acima de 60 anos e professores.

A vacinação contra a Influenza será nas Unidades de Saúde na área urbana e rural das 8h às 12h e das 13h às 16h para Gestantes, Puérperas, Crianças (6 meses a menores de 6 anos, Trabalhadores de Saúde, Povos indígenas, professores, idosos acima dos 60 anos.

Para vacinação é importante que todos apresentem o cartão de vacina, uma vez que ele é o documento oficial que comprova o histórico vacinal de cada cidadão. Já os professores, além do cartão de vacinação, serão também necessários a comprovação de vínculo empregatício, uma vez que, sob orientação do Ministério da Saúde, a vacina somente poderá ser disponibilizada para os professores com vínculo ativo na profissão. 

Vale ressaltar que como a campanha da influenza coincidirá com a realização da vacinação contra COVID 19, tanto no público de idosos quanto de profissionais de saúde, é importante que seja priorizada a conclusão do esquema vacinal da COVID 19 para pessoas que já estão contempladas no grupo prioritário das respectivas campanhas.

Após administração da vacina COVID 19 há necessidade um intervalo mínimo de 14 dias para administração de qualquer outro tipo de imunizante, inclusive da vacina contra influenza.

Nessa campanha assim como em todos os atendimentos realizados nas unidades de saúde, são realizados considerando todas as medidas de prevenção à transmissão da covid 19.

Dúvidas poderão ser esclarecidas através dos telefones das unidades básicas de saúde do respectivo bairro.